A articulação conduzida pelo senador Nelsinho Trad junto a parlamentares democratas e republicanos em Washington antecedeu a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que derrubou, nesta sexta-feira (20), a base legal utilizada pelo presidente Donald Trump para impor tarifas globais com fundamento na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA).
A decisão pode ter efeito imediato sobre exportações brasileiras atingidas por sobretaxas de até 50%. Segundo análises preliminares, a medida deve resultar na queda das tarifas de 10% e 40% aplicadas a produtos cuja principal base jurídica era a IEEPA.
A interlocução institucional foi iniciada em julho do ano passado, após o anúncio das tarifas contra produtos brasileiros. À época, o Senado instalou a Comissão Temporária Externa Brasil–EUA (CTEUA), presidida por Trad, que liderou missão suprapartidária aos Estados Unidos para apresentar a parlamentares americanos relatórios sobre os impactos das sobretaxas nas cadeias produtivas dos dois países.
As tarifas setoriais impostas com base na Seção 232 — como as que atingem aço, alumínio, automóveis e autopeças — permanecem em vigor. A Corte não se manifestou sobre eventual reembolso de valores já pagos, e o governo americano sinalizou que pode recorrer a outros instrumentos legais para sustentar sua política tarifária.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

VÍDEO: Vereador fala em impeachment de Adriane por não intervir no Consórcio Guaicurus

PT processa Adriane por aumento 'acima do razoável' da taxa do lixo em Campo Grande

STF abre ação penal contra Eduardo Bolsonaro por coação

MS recebe encontro nacional de gestores para discutir planejamento e orçamento

Câmara aprova novo Prodes e garante mais segurança para empresários da Capital

Vereadores do Avante articulam intervenção na direção estadual

TCU fará visitas domiciliares para conferir dados do CadÚnico em 1.544 municípios

Ministros do STF podem ser convidados a comparecer na CPI do Crime Organizado


Senador Nelsinho Trad (Divulgação)


