Menu
Busca segunda, 26 de outubro de 2020
(67) 99647-9098
Sebrae/mulher
Política

João Rocha cobra mais valorização do idoso

O vereador fez um balanço das leis aprovadas de sua autoria na Câmara Municipal sobre a qualidade de vida da terceira idade

30 setembro 2020 - 12h50Da redação com assessoria

O vereador Professor João Rocha, fez um balanço das leis aprovadas de sua autoria na Câmara Municipal de Campo Grande, que tratam sobre a qualidade de vida da terceira idade, aproveitando semana em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, no dia 1º de outubro.

A criação da Semana Municipal do Idoso, través da aprovação da Lei nº 4.789/09, foi o início de uma série de leis aprovadas do vereador. "Os idosos precisam ser mais valorizados. Temos cada vez mais condições de viver até os 80, 90 anos. A cidade precisa estar preparada não só do ponto de vista estrutural, mas também para proporcionar mais oportunidades e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram para o desenvolvimento de nosso município", destaca João Rocha.

Leis de autoria do vereador João Rocha que visam a proteção e cuidado ao idoso

- Envelhecimento Ativo, propõe contemplar a assistência integral ao idoso, considerando suas necessidades especificas, favorecendo a prática de atividades que contribuam com a melhoria da qualidade de vida, como a implantação de ciclovias, bicicletários, rotas de caminhadas, práticas integrativas em ruas de lazer, criação e ou reforma das áreas verdes e

- Cuidador de Idosos, destinado a promover e capacitar a figura do cuidador de pessoas idosas, estimular a prática dessa atividade e fornecer respectivo treinamento. A ideia é estimular a profissão, para que possam prestar auxílio no âmbito domiciliar do idoso, em instituições de longa permanência para idosos, hospitais, centros de saúde, eventos culturais e sociais.

- Ativa Idade, deixa Poder Público  responsável por incentivar a capacitação, reciclagem e requalificação profissional, além da intermediação entre idosos cadastrados, empresas, organizações do terceiro setor interessados e poder público, para as vagas disponíveis no mercado, implantando o Banco de Oportunidades para Idosos.

- Creche Municipal do Idoso, autoriza a implantação de instalações de locais apropriados para a convivência diurna de idosos, onde receberão abrigo, alimentação, cuidados específicos e realização de atividades diversas, para proporcionar serviços fisioterapêutico, nutricional, psicológico e social. O idoso será recebido por sua própria iniciativa ou da família responsável, permanecendo o período integral ou parcial, segundo a conveniência ou necessidade, como em situações em que a os familiares precisem trabalhar fora de casa.

- Lei nº 6.013/18, cria o programa de palestras sobre a relação entre jovens e idosos na Rede Municipal de Ensino, denominado de "Nós Jovens e Idosos".

 

CertFica

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Vítima da Covid, morre Hermes pai do vereador André Salineiro
Política
Carreta passa por cima de carro na BR-262 e mata pai, mãe e filho
Política
Presidente da Câmara dos Deputados afirma que PEC da Guerra não será prorrogada
Política
FETEMS fará debate
Política
Confira a agenda dos candidatos nos bairros da capital nesta sexta
Política
AO VIVO: O que Cris Duarte quer fazer por Campo Grande?
Política
Vídeo: Bolsonaro visita Pazuello, um dia após diagnóstico de covid
Política
Pesquisa mostra terceira via em Corumbá
Política
VÍDEO: Candidato a vereador em MS é assaltado durante live
Política
Eleições 2020: Marquinhos fará entrevista ao vivo no JD1 às 17h

Mais Lidas

Brasil
Vítima de estupro coletivo diz ter HIV
Polícia
Idoso com arsenal de armas foi preso após ameaçar vizinhos
Brasil
Astronomia: Jovem vende empada para comprar telescópio
Brasil
Namorado não aceita resposta do pedido de casamento e surta