O Congresso Nacional vota na quinta-feira (16) o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano. A sessão conjunta, marcada para as 10h, também analisa o veto parcial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei 15.190, de 2025), sancionada em agosto.
Antes de ir ao Plenário do Congresso, o projeto da LDO (PLN 2/2025) precisa passar pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). O relatório do deputado Gervásio Maia (PSB-PB) prevê superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB).
A LDO orienta a elaboração do projeto de lei orçamentária anual. De acordo com a Constituição, o PLN 2/2025 deveria ter sido votado pelo Congresso Nacional em julho — antes do envio da proposta orçamentária pelo Poder Executivo, o que ocorreu em agosto.
Licenciamento ambiental
Senadores e deputados também podem analisar o veto parcial de Lula (VET 29/2025) à Lei 15.190, de 2025, que estabeleceu novas regras para o licenciamento ambiental. O chefe do Poder Executivo barrou 63 dos 400 dispositivos do projeto de lei (PL 2.159/2021), aprovado pelo Legislativo.
Entre outros pontos, Lula vetou a possibilidade de o Licenciamento Ambiental Especial (LAE) ser realizado com fase única. A modalidade de licenciamento só pode ser acionada para projetos prioritários, com equipes focadas em dar celeridade aos licenciamentos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Vídeo: Operação Bocaiúva da PMA desmonta quadrilha de tráfico de animais em Bodoquena

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu no tarifaço

Gerson Claro defende manutenção da alíquota de ICMS em 17%

Gestão Adriane Lopes sobrecarrega a Justiça com cobranças de IPTU contra cidadãos

TCE arquiva processo e livra ex-presidente da Câmara de Selvíria de pagar R$ 47 mil

Campo Grande abre caminho para Legendários colaborarem com Defesa Civil em calamidades

Parlamentares do PL repercutem filiação de Capitão Contar pela direita em MS

Paulo Duarte confirma candidatura à reeleição no PSB, e quer fortalecer palanque de Riedel

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF







