Menu
Menu
Busca quinta, 12 de fevereiro de 2026
Política

Lula anuncia Boulos como novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência

Deputado deve deixar a Câmara para assumir o cargo; segundo o Planalto, a nomeação será publicada no Diário Oficial nesta terça-feira

20 outubro 2025 - 19h09Vinícius Santos     atualizado em 20/10/2025 às 19h10

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) é o novo integrante do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A troca vinha sendo discutida há meses e foi oficialmente anunciada nesta segunda-feira (20).

Boulos assumirá o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, substituindo Márcio Macêdo, que deixa a função. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (21).

Em nota, o Planalto informou. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos nesta segunda-feira (20) e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos irá substituir o ministro Márcio Macêdo na função. Márcio, a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram do encontro com o presidente. A nomeação de Boulos sairá publicada no Diário Oficial de amanhã.”

No cenário político nacional, a medida é vista como uma estratégia do governo para fortalecer o diálogo com movimentos sociais e ampliar a base de apoio de Lula, de olho nas eleições de 2026. A Secretaria-Geral da Presidência tem papel central na articulação das agendas do presidente com representantes de movimentos populares em todo o país, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), do qual Boulos é um dos principais nomes ligado ao movimento. 

Sobre

Guilherme Boulos nasceu em 19 de junho de 1982, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. É conhecido por sua atuação como líder social e político, especialmente à frente do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Boulos ganhou destaque nacional ao disputar as eleições em 2018, quando se candidatou pela primeira vez e consolidou sua presença no cenário político brasileiro.

Em 2022, foi eleito deputado federal por São Paulo, tornando-se o candidato mais votado do estado, com 1.001.453 votos, representando a força de sua trajetória política e sua ligação com movimentos sociais.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nelsinho assumiu debate nesta quarta-feira, dia 11
Política
Acordo entre Mercosul e União Europeia avança e pode beneficiar agro de MS
Deputado Gerson Claro
Política
Alexandre Magno é homenageado na Assembleia após assumir vaga no CNMP
Polícia Civil - Delegacia de Glória de Dourados
Polícia
Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados
Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte
Política
Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte
O encontro aconteceu na manhã de hoje
Política
'Reafirmar caminhos', diz pré-candidata a deputada estadual Dione Hashioka sobre reunião com Riedel
Presidente da Câmara, Hugo Motta
Política
Decisão de Flávio Dino sobre penduricalhos foi "feliz", diz Hugo Motta
Veja como votaram os vereadores sobre o veto à taxa do lixo
Política
Veja como votaram os vereadores sobre o veto à taxa do lixo
Deputado Federal, Beto Pereira
Política
PSDB convoca encontro em Campo Grande para alinhar partido no pré-eleitoral
Hugo Motta -
Política
Motta encaminha proposta que prevê o fim da escala 6x1 para CCJ
Hugo Motta e seu antecessor e padrinho, Arthur Lira
Política
Gastos da Câmara com diárias disparam e sobem 78% em um ano

Mais Lidas

Reprodução /
Polícia
VÍDEO: Guarda municipal flagrado agredindo suspeito em Campo Grande é demitido
Fachada UPA
Justiça
Adriane apela ao TJ para cobrar IPTU mais caro e fala em risco de desabastecimento na saúde
Veja como votaram os vereadores sobre o veto à taxa do lixo
Política
Veja como votaram os vereadores sobre o veto à taxa do lixo
Polícia Civil - Delegacia de Glória de Dourados
Polícia
Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados