O Jornal da Manhã, de Portugal, associou em imagens o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em um suborno ligado a venda da Vivo à Telefônica e a compra da brasileira Oi pela Portugal Telecom (PT). Em um esquema gráfico ligou ação portuguesa denominada Operação Marquês com a Operação Lava Jato, por meio do ex-primeiro ministro, José Sócrates, que teria feito as transações. As comissões recebidas (ou luvas como está na capa do jornal que significa suborno) onde envolve 18,5 milhões de euros, recebidos e devolvidos, e 17 milhões de euros com o contato de Lula, Sócrates.
No último parágrafo da conclusão da primeira matéria diz: “pressionados para encerrarem as investigações até setembro, os promotores tentam recolher a informação relacionada ao circuito financeiro que liga o caso Marquês à Operação Lava Jato, no Brasil, e em que é visado Lula da Silva”. Em setembro do ano passado, o Jornal da Manhã, destacou o ex-presidente petista na capa com o título “Lula Convence Sócrates nos Milhões da PT”. Em 2010, a espanhola Telefónica ofereceu 5,7 milhões de euros para que a PT vendesse os 50% que tinha da Oi. O então, ex-primeiro ministro, José Sócrates, - com um voto especial – abortou a operação defendendo que precisavam ter uma representatividade no Brasil.
Mas tudo mudou quando Sócrates encontrou Lula, afirma o Jornal da Manhã. “Teria sido em uma reunião no Brasil, nos dias 27 e 28 de maio de 2010, entre José Sócrates e Lula da Silva que teria colocado a Oi na equação e convencido o ex-governante português a abrir mão da Vivo. Um mês e meio mais tarde, a PT anunciou a venda da operadora aos espanhóis, mas o preço subiu para 7,7 milhões de euros: o que permitiu à PT lucrar 5,5 milhões. Com parte do dinheiro, a operadora portuguesa investiu 3,7 milhões na compra da Oi...”. O jornal encerra as duas páginas dedicadas ao assunto dizendo que a Oi está em processo de reestruturação, quase falida.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Gerson Claro pede manutenção emergencial em trechos de rodovias de MS

Deputados votam alteração na Lei de licença-maternidade para servidoras

Vereadores votam projeto contra intolerância religiosa nesta terça-feira

Gerson quer que a concessão da BR-163 siga exemplo do Estado

Vereadores de Corumbá vão a governadoria e falam em "coesão"

"Sempre estará conosco", Riedel homenageia engenheira que faleceu em acidente

JD1TV: Primeiros 100 dias foram para "estruturar", diz Riedel

Governo assina concessão da MS-112

Carlão vai cobrar "melhorias nos ônibus"
