Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Política

Máfia do Futebol: deputados duvidam das ações do presidente da CBF

01 junho 2016 - 08h15Assessoria Câmara dos Deputados

Deputados duvidam das ações de modernização e ética no futebol brasileiro com Marco Polo Del Nero à frente da CBF. As denúncias envolvendo o presidente da entidade dominaram a audiência pública da CPI da Máfia do Futebol nesta terça-feira (1º) na Câmara dos Deputados. A reunião inicialmente deveria discutir suspeitas de suborno pago por executivos de marketing esportivo a dirigentes da CBF para a comercialização de direitos de mídia e marketing da seleção brasileira de futebol e de torneios organizados pela entidade.

Como convidado, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, concentrou o depoimento nas ações de Del Nero, que, há pouco mais de um ano, tenta implementar a chamada "Nova CBF", baseada em pilares de "democracia, participação, transparência, modernização e ética". Feldman afirmou que a atual gestão é de "transição" para um novo modelo de governança e que, em cerca de três anos, o futebol brasileiro terá uma estrutura que dará orgulho ao país dentro e fora e de campo.

"Nós estamos encerrando um período de proeminência dos espertos, daqueles que utilizaram a sua inteligência para produzir o desvio do resultado que deve ser conquistado em campo. Imagino que nós estamos nos aproximando de um sistema cada vez mais blindado".

Denúncias

No entanto, vários deputados criticaram a falta de foco do depoimento de Feldman nas denúncias envolvendo a CBF. Também lembraram que Marco Polo del Nero é investigado pelo FBI, nos Estados Unidos, e pela FIFA, na Suíça, por suposto envolvimento no esquema de corrupção que já levou à prisão vários dirigentes internacionais de futebol, entre eles, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, que cumpre prisão domiciliar nos Estados Unidos.

O deputado Major Olímpio (SD-SP) ainda não vê perspectiva de mudanças na gestão do futebol brasileiro: "Não é possível sujar mais [o nome da CBF] do que já está sujo nacional e internacionalmente. Não pode acompanhar a seleção, senão é preso em outro país [se referindo a Del Nero]. É uma vergonha nacional para a gente. A mim não convence que esses pilares basilares de uma nova governança tenham ética quando se mantém o mesmo presidente e a mesma estrutura podre e carcomida".

O deputado João Derly (Rede-RS) concordou e defendeu o afastamento de Del Nero: "Não vai ser com a mesma pessoa que esteve durante anos na vice-presidência de Ricardo Teixeira e outros envolvidos em esquema grande de corrupção que vai acontecer a grande mudança da CBF. Vai continuar sendo arcaica, moribunda e obscura. Eu ainda acho que a saída de Del Nero seria a melhor alternativa".

Walter Feldman lembrou que, apesar das denúncias, não há prova contra o atual presidente da CBF e acrescentou que Marco Polo Del Nero tem dado total liberdade à gestão profissional da entidade. Em relação aos contratos de mídia e marketing, alvo das denúncias, frisou que estão sob análise dos departamentos jurídico e de marketing da CBF, que ainda não encontraram irregularidades.

Ações positivas

O secretário-geral da CBF reconhece que é preciso investigar denúncias, mas ressaltou a necessidade de mostrar que há outras ações em curso na entidade. Ele afirmou que, mesmo antes dos escândalos da Fifa, a CBF contratou a consultoria da Ernst & Young para melhorar a governança da entidade e que as sugestões estariam sendo seguidas à risca.

Entre as ações, estão o fortalecimento da comissão de ética e da comissão nacional de clubes das séries A,B e C; maior interatividade com o público, inclusive via redes sociais; a apresentação de demonstrativo financeiro mais transparente; o lançamento de relatório anual de gestão; a publicação de estatuto; e a concretização do portal da transparência.

Walter Feldman revelou que um novo código de ética será lançado ainda neste ano. Há ainda um comitê de reformas para a tomada de decisões estratégicas, composto por dirigentes, ex-jogadores e técnicos, além de juristas.

Ele ressaltou ainda que vários contratantes têm adotado postura de cautela com a entidade, diante da série de investigações nacionais e internacionais, o que inibe novos investimentos no futebol.

Normas rígidas

O relator da CPI, deputado Fernando Monteiro (PP-PE), disse que a comissão vai propor normas rígidas para inibir a corrupção no futebol: "No Brasil, não é crime a corrupção de ente privado. E uma batalha que agora será incansável na CPI é deixar o legado de que a corrupção privada no Brasil também seja crime". Monteiro destacou que foi a legislação avançada que permitiu que Estados Unidos e Suíça desbaratassem a corrupção na Fifa.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Política
Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Michelle Bolsonaro
Política
Michelle Bolsonaro é internada após mal-estar e dores
Vereadores na sessão da Câmara Municipal
Política
Vereadores aprovam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Sessão na Assembleia Legislativa
Política
Deputados aprovam em 2,2% reajuste remuneratório dos servidores da ALEMS
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Política
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Política
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
Sem provas, Moraes conclui que Bolsonaro não pediria asilo à Hungria
Google
Política
Google proíbe publicidade política para eleições 2024
Sessão ordinária desta quarta-feira (24)
Política
Deputados aprovam e projeto sobre diagnóstico precoce do autismo vai à sanção
Waldecy Batista Nunes, o "Chocolate" -
Cidade
Ex-vereador "Chocolate" assume cargo na Câmara Municipal de Campo Grande

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira
Polícia
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira