Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Política

Modus Operandi: a imprensa e as eleições 2014

25 maio 2014 - 15h17
Dois episódios ocorridos essa semana deixam claro que o eleitor campo-gradense terá que ter senso crítico e analisar com calma e ponderação tudo o que ler, assistir e ouvir envolvendo os candidatos que se digladiam na eleição deste ano.

Os líderes da corrida até o momento para suceder o governador André Puccinelli, Delcídio do Amaral e Nelsinho Trad, sofreram denúncias nos últimos dias, que desnudaram o que já era possível vislumbrar, mas que agora fica absolutamente claro. A TV Morena e o Correio do Estado, principais órgãos de comunicação da capital, têm lado nesta eleição.

O Correio do Estado rasgou manchete estampando um pronunciamento do deputado Antony Garotinho do RJ, criticando o projeto de lei 354/ 09, conhecido como Projeto de Cidadania Fiscal, que concede vantagens tributárias para facilitar a repatriação de valores mantidos no exterior e não declarados à Receita, e taxando-o como algo praticamente criminoso e que beneficiará somente ações ilegais. A reportagem falou muito pouco sobre o conteúdo positivo do projeto, que recebeu elogios de tributaristas de renome nacional. Ou seja, menospreza-se o contraponto e analisa-se por uma única vertente, a que denigre ou prejudica a imagem de um parlamentar, e que por coincidência é candidato a governador.

O advogado tributarista Raul Haidar por exemplo, considerou boa a intenção do PL 354/09, por viabilizar o retorno de dinheiro que foi para fora do país. "As críticas giram em tomo da origem dos recursos, da possibilidade de eles serem fruto de atividade ilícita. É melhor que esse dinheiro fique aplicado no Brasil para pagar imposto e gerar emprego. Por outro lado, é difícil imaginar que um traficante vá trazer seu dinheiro para cá porque vai ser anistiado."

Já o professor de direito tributário da USP, Heleno Torres, acha as críticas ao projeto de Delcídio pouco consistentes, pois não consideram a lista de crimes que não serão perdoados, disposta no artigo 9º, muito menos os benefícios ao país. "Nos anos 80 e 90, a propriedade era depauperada pelo Estado, que não controlava a inflação e chegou a confiscar bens do contribuinte. Havia muita insegurança e por isso muitos brasileiros enviaram dinheiro para o exterior sem declará-lo. Com a anistia fiscal, é possível que possamos usar esses recursos em infraestrutura. E mesmo que se cobre uma alíquota mais baixa para esses contribuintes, os recursos passarão a gerar mais impostos se forem aplicados em melhorias para o país, que é a proposta do projeto de lei".

Rebatendo as críticas sobre a possibilidade de beneficiar quem não declarou seus bens, prejudicando aqueles que cumpriram suas obrigações fiscais, Torres afirma que deve ser avaliado o que é mais interessante para o país. "Cerca de R$ 300 bilhões poderão ser injetados na nossa economia. Só de imposto de renda, mesmo com a alíquota menor, serão arrecadados cerca de R$ 30 bilhões.

Na matéria publicada os aspectos negativos são potencializados, como se o mero pronunciamento de um deputado, que afirmou que o projeto vai de encontro aos interesses do crime, fosse a única verdade e todos os outros aspectos, que podem criar interpretações positivas em torno do tema, sejam absolutamente insignificantes. Tudo a ver com o momento eleitoral.

Por coincidência, o principal adversário de Delcídio do Amaral, o ex-prefeito Nelsinho Trad do PMDB, havia sido vítima na terça-feira de uma reportagem de estratosféricos onze minutos e trinta e dois segundos da TV Morena, que leva quem a assiste a uma conclusão óbvia: uma quadrilha roubou dinheiro do aterro sanitário da capital. A denúncia baseada em uma investigação levada a cabo pelo MPF e pela CGU tem o mesmo modus operandi daquela que vitimou Delcídio, no Correio do Estado, indo no mesmo diapasão, ou seja, maximizam-se as suspeitas, analisam-se as mesmas como sendo definitivas e trabalha-se de forma bastante relativa os aspectos que possam ser benéficos a quem é atacado, por coincidência dentre eles um candidato a governador. Dos onze minutos e trinta e dois segundos, oito deles abordam a denúncia, sendo que no restante foram levadas ao ar insignificantes trinta segundos, reproduzindo a decisão do juiz que beneficia parcialmente Nelsinho ao negar o bloqueio de seus bens. As importantíssimas linhas em que o magistrado não vê certeza de superfaturamento (pasmem) sequer são citadas, até por que a afirmação do juiz federal diminuiria e muito o peso da própria denúncia, oriunda do MPF, e de toda a reportagem. Esses tipos de matérias são, inclusive, corresponsáveis diretos pela descrença do cidadão comum na Justiça. Pois pela falta de ponderação, o mesmo é induzido a crer que uma grande trama foi descoberta e quando um juiz ou desembargador analisa com serenidade e com a luz de todos os fatos, sempre contraditórios envolvidos em qualquer questão, tem-se a falsa impressão de que "aliviou-se" para qualquer tipo de falcatrua, quando na verdade, desde o início, diversos fatores existentes foram levados a público de forma desproporcional, e objetivando qualquer outra coisa que não exatamente uma análise equilibrada e isenta do leitor ou do telespectador. Mais parcial que isso somente o "noticiário" do Facebook, onde militantes de PT e PMDB fazem suspeitos já estarem condenados e indiciados se tornarem presidiários.

A reportagem da TV Morena está disponível aqui. Já a do jornal Correio do Estado, na edição de sexta-feira, dia 23 de maio, que pode ser acessada clicando aqui.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fernando Haddad
Política
Haddad revela em entrevista que é alvo de "fogo amigo" do PT
Deputados durante a Ordem do Dia desta quarta-feira na ALEMS
Política
Deputados aprovam e reconhecimento à produção artística feminina segue à sanção
Câmara Municipal de Rio Brilhante -
Interior
Vereadores de Rio Brilhante aprovam aumento salarial de 49%
Deputados votam PL que garante mandato de diretor escolar após afastamento
Política
Deputados votam PL que garante mandato de diretor escolar após afastamento
Deputado estadual Paulo Corrêa
Política
Deputado presta solidariedade às políticas vítimas de violência
Vereadores e apoiadores da campanha de pré-candidatura de Beto Pereira a prefeitura de Campo Grande
Política
PSB anuncia apoio a Beto Pereira
Vereadores na sessão da Câmara Municipal
Política
Vereadores aprovam pré-natal masculino em 2ª discussão
Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro
Política
Deputados aprovam divulgação do 'Disque 100' em 1ª discussão
Deputados decidem se festa religiosa de Sonora entra para calendário oficial
Política
Deputados decidem se festa religiosa de Sonora entra para calendário oficial
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar estadia na embaixada da Hungria

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow