O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira (PSB), tem aprovação de 67% da população, sendo que 12% considera ótima, 28% boa e 27% regular positiva, de acordo com pesquisa realizada pelo JD1/Novo Ibrape.
O levantamento foi realizado pelo Novo Ibrape, entre os dias 16 e 20 de setembro, na cidade de Corumbá e ouviu eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Coleta de dados aponta que apenas 33% disseram que reprovam a gestão do chefe do executivo municipal. Sendo que 20% considera regular negativa, 5% ruim e 8% péssima.

Serviços públicos –
A pesquisa levantou também a avaliação da população referente aos serviços públicos prestados na cidade, como habitação, limpeza urbana, educação, asfalto e pavimentação, transporte público, segurança pública, obras, emprego e renda, iluminação e saúde. Confira abaixo na imagem como ficou a avaliação de cada um, respectivamente:

Saúde e iluminação pública
Apesar de alta aprovação em sua gestão, alguns serviços na cidade tiveram menos de 50%. De acordo com Paulo Catanante Junior, diretor-executivo Novo Ibrape, alguns pontos são alvos de críticas devido à gestão passada. “No caso da iluminação, a reclamação dos moradores é constante e está ligada à paralisação do contrato de manutenção, que vem se arrastando desde a gestão anterior”.
Já sobre a saúde, Paulo afirma ser um problema “comum”. “Trata-se de um padrão que se repete em grande parte do país. É a área mais criticada em mais de 80% dos municípios brasileiros”, declarou.
Expectativa
Para Catanante, a eleição do Dr. Gabriel surgiu de um sentimento de mudança na população de Corumbá. “Representa uma ruptura com o grupo político do antigo prefeito. A aprovação de hoje também reflete essa expectativa por mudança. Com apenas dez meses de gestão, a aprovação expressa mais essa confiança e esperança da população do que mudanças efetivas, já que esse ainda é um período muito curto para grandes transformações”, finalizou.
Carga horária do funcionalismo público –
Recentemente a prefeitura de Corumbá alterou a carga horária do funcionalismo público de 6h para 8h. O Executivo informou, à época, que o novo modelo busca alinhar os horários de atendimento público à realidade de outros entes governamentais e da iniciativa privada, além de garantir maior eficiência na prestação dos serviços municipais. O levantamento mostra como a população reagiu à mudança de horário do funcionalismo público da Cidade Branca.

Nova carga horária -
Decreto municipal publicado em Diário Oficial estabelece que servidores comissionados e aqueles que atuam sob regime de dedicação exclusiva deverão cumprir, obrigatoriamente, jornada de oito horas diárias desde 02 de maio. A medida visa garantir isonomia no serviço público e reforçar a fiscalização sobre o efetivo cumprimento da carga horária.
O decreto nº 3.423 fixa o expediente externo — com atendimento ao público — das 07h30 às 13h30. No entanto, os trabalhos internos nas repartições municipais seguirão até as 17h30. A mudança não se aplica a unidades de saúde, educação e segurança pública, que manterão seus próprios horários de funcionamento.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo Lula vê com preocupação novo relatório sobre combate ao crime organizado

Capitão Contar retorna ao PL e busca vaga para disputar o Senado

Vídeo: Rossi descarta candidatura de Simone por SP, 'nunca quis sair do Mato Grosso do Sul'

STF nega habeas corpus e Bolsonaro continua com tornozeleira e prisão domiciliar

PSOL lança nomes para disputar Governo e Senado por MS em 2026

TCE-MS estabelece plano de ação para reforçar fiscalização das "Emendas PIX"

Deputados apreciam projeto que institui data em memória das vítimas de feminicídio

Fux estreia na Segunda Turma do STF

Deputados de MS aprovam empréstimo de até R$ 950 milhões


Dr. Gabriel Alves, prefeito de Corumbá (Juliano Almeida)



