Os chefes de Estado se pronunciaram em resposta as Eleições presidenciais no Brasil. Após o resultado divulgado ontem (30), com a Vitória de Lula, nesta segunda-feira, o presidente chinês, Xi Jinping, falou sobre parceria.
"Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos”.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden usou o Twitter para cumprimentar o presidente eleito no Brasil. O americano celebrou o resultado após "eleições livres, justas e confiáveis" e adiantou que esperar trabalhar em parceria com o futuro mandatário brasileiro.
O francês Emmanuel Macron parabenizou a vitória de Lula no pleito: "Parabéns, meu caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países". Ambos combinaram de conversar por telefone nesta segunda-feira.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que Lula vai “corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados!.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também enviou uma mensagem através de sua conta no Twitter: 'Lula ganhou, bendito o povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo'.
Presidentes latino-americanos, entre eles o mexicano Andrés Manuel López Obrador, o chileno Gabriel Boric e o argentino Alberto Fernández estão organizando telefonemas para parabenizar Lula. O chefe de Estado argentino, confirmaram fontes de seu governo, tem a intenção de viajar até São Paulo nesta segunda-feira.
O prêmier da Espanha, Pedro Sanchez, afirmou que os brasileiros optaram pelo "progresso e esperança". "Parabéns, Lula. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro", escreveu Sanchez.
O chileno Gabriel Boric republicou uma mensagem do presidente eleito. O presidente do Chile escreveu: "Lula. Alegria!".
O equatoriano Rafael Correa lembro que Lula foi preso e impossibilitado de participar da última eleição. "Quando Lula foi preso para impedi-lo de ser candidato, eles não só roubaram sua liberdade, como também roubaram a democracia do Brasil", escreveu.
O boliviano Evo Morales comemorou a vitória de Lula nas urnas na rede. "Parabéns meu irmão de alma por ser eleito presidente do #Brasil pela 3ª vez. Temos certeza de que você voltará a trabalhar para os mais pobres e restaurará a dignidade e a soberania de seu país nas relações exteriores. A Grande Pátria te abraça irmão!", escreveu.
O equatoriano Rafael Correa lembro que Lula foi preso e impossibilitado de participar da última eleição. "Quando Lula foi preso para impedi-lo de ser candidato, eles não só roubaram sua liberdade, como também roubaram a democracia do Brasil", escreveu.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, parabenizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que o resultado garantirá a paz e a integração na região.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corredor cultural e gastronômico na 14 de Julho é tema de audiência

Adriane é eleita presidente do Comitê Gestor de Municípios da Rota Bioceânica

AO VIVO: Senado vota taxação de super-ricos e apostas esportivas

Governo de MS afastará servidores investigados

Adriane Lopes visita Companhia Portuária de Iquique, no Chile

Omissão do Congresso sobre licença-paternidade será julgada em dezembro pelo STF

Festa do Peão de Boiadeiro de Alcinópolis pode entrar no Calendário oficial de MS

Mais um preso por atos de 8 de janeiro é solto por Alexandre de Moraes

Projeto de lei quer implementar "Programa de Horta Escolar" em escolas da Capital
