Agressores e ofensores de profissionais da saúde em Mato Grosso do Sul poderão ser punidos com multa de R$ 1,5 mil, conforme prevê projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa (ALEMS). A penalidade, equivalente a 30 UFERMS, será aplicada em casos de agressões verbais, morais ou físicas motivadas pelo exercício da função. Em caso de reincidência, o valor será dobrado.
A proposta tem caráter pedagógico e reparatório, e não substitui eventuais responsabilizações nas esferas criminal ou civil. O valor arrecadado será integralmente destinado ao Fundo Especial de Saúde de Mato Grosso do Sul (FES/MS), para ações de apoio psicológico, segurança e valorização dos trabalhadores da saúde pública.
O projeto é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde. Segundo ela, a iniciativa nasceu após reuniões com conselhos e entidades da área, que denunciaram o aumento dos casos de agressões, muitas vezes impulsionados por sobrecarga de trabalho, desinformação e falta de estrutura nas unidades de atendimento.
“A violência verbal e moral se tornou uma constante, causando adoecimento emocional, afastamentos e medo. O Estado tem o dever de criar mecanismos para garantir o respeito e a valorização desses servidores fundamentais para o sistema de saúde”, afirmou a deputada.
Paralelamente, outro projeto em tramitação, de autoria da deputada Gleice Jane (PT/MS), propõe garantir o sigilo dos dados pessoais de vítimas e denunciantes de agressões, com o objetivo de estimular as denúncias e assegurar maior proteção às pessoas envolvidas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo Lula vê com preocupação novo relatório sobre combate ao crime organizado

Capitão Contar retorna ao PL e busca vaga para disputar o Senado

Vídeo: Rossi descarta candidatura de Simone por SP, 'nunca quis sair do Mato Grosso do Sul'

STF nega habeas corpus e Bolsonaro continua com tornozeleira e prisão domiciliar

PSOL lança nomes para disputar Governo e Senado por MS em 2026

TCE-MS estabelece plano de ação para reforçar fiscalização das "Emendas PIX"

Deputados apreciam projeto que institui data em memória das vítimas de feminicídio

Fux estreia na Segunda Turma do STF

Deputados de MS aprovam empréstimo de até R$ 950 milhões


Fachada da Assembleia Legislativa ( Foto: Wagner Guimarães)



