Menu
Busca domingo, 17 de janeiro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS Janeiro/21 juizado de transito
Política

Projeto pretende criar de canal para denúncias de maus-tratos de animais

O disque denúncia receberá ocorrências sobre abandono, falta de cuidado com o local destinado aos animais, deixá-los sem água ou comida, assim como outras formas de violência

26 novembro 2020 - 14h56Brenda Assis, com informações da assessoria

Para que a população tenha um canal específico para denúncias de maus-tratos e abandono de animais, o deputado estadual Neno Razuk (PTB), propôs a criação de um disque denúncia em Mato Grosso do Sul. O Projeto de Lei foi apresentado nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa.

Conforme o projeto, a intenção é proteger os animais domésticos, por meio de ações fiscalizadoras promovidas pelas instituições estaduais a partir de denúncias feitas por qualquer cidadão, mediante a disponibilização de um número telefônico, podendo o Executivo divulgá-lo para que a população tenha um contato direto com a SejuspSecretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp).

O Projeto de Lei também estabelece que além de maus-tratos, o disque denúncia receberá ocorrências sobre abandono, falta de cuidado com o local destinado aos animais, deixá-los sem água ou comida, assim como outras formas de violência.

Assim, o Disque Denúncia de maus-tratos e abandono de animais permite que os casos fiquem concentrados em um lugar e que se tenha uma melhor gestão sobre quem vai atender a ocorrência, evitando a mobilização de diferentes agentes. “O projeto também tem um cunho educativo muito importante, pois no momento que se cria o canal direto de denúncias e ele passa a ser divulgado, a tendência é que esse tipo de ocorrência diminua”, disse Neno Razuk

Recentemente foi divulgado pela imprensa o caso de dois filhotes de cachorro que foram abandonados em um bueiro, do Bairro Campo Belo, em Campo Grande. Os cães acabaram entrando na tubulação e ficaram presos, crianças ouviram os choros e gemidos e chamaram uma das vizinhas, ela filmou a situação e enviou para Kamila Mireli, que acionou as autoridades para fazer o resgate. Kamila participa de um grupo de amigos que realiza ações em defesa dos animais. 

“O projeto é importante, pois realmente quando a população se depara com esse tipo de situação acaba não sabendo onde recorrer. A criação do disque denúncia vai concentrar os casos e fazer o encaminhamento correto. Como passei por esse episódio dos filhotes sei bem quais são as dificuldades para se fazer o resgate”, declarou.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Em mensagem a Dória, Mandetta reforça importância da vacinação
Política
'Placar do impeachment' de Bolsonaro ganha força; 148 deputados se posicionaram
Política
No Twitter, Maia é pressionado a pautar impeachment de Bolsonaro
Política
Vídeo: Frota anuncia que será candidato à presidência da Câmara
Política
“Governo faz além do que pode”, diz Mourão sobre situação em Manaus
Política
Bolsonaro assina decreto que regulamenta programa Casa Verde e Amarela
Política
“Todos os meios foram disponibilizados”, diz Bolsonaro sobre cenário em Manaus
Política
Azambuja lança pacote de R$ 376 milhões para pavimentação e restauração de estradas
Política
Nelsinho pede prorrogação da “meia folha” para beneficiar empresas
Política
Vereador é empossado de dentro da cadeia

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio