Com o objetivo de instalar um Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro no Ministério Público de Mato Grosso do Sul, o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, assinou o Termo de Cooperação Técnica firmado com o Secretário Nacional de Justiça e Cidadania, Beto Ferreira Martins Vasconcelos.
O Chefe de Gabinete, Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, participou da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, CNPG, em Brasília/DF. Com a celebração do termo, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul passa a integrar Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (REDE-LAB) do Ministério da Justiça.
A Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (REDE-LAB) é o conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, LAB-LD, e tem como característica o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise e produção de informações sobre movimentações financeiras no combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Além disso, os laboratórios objetivam o uso intensivo da tecnologia da informação no combate aos crimes financeiros, desenvolvendo técnicas e metodologias para a análise e produção de provas, executando trabalhos como a localização de devedores, de bens desviados e realizando a análise de variações de patrimônio de pessoas e empresas investigadas.
O termo assinado, que tem vigência de cinco anos e eficácia a partir de hoje, 11 de maio de 2016, garante a implantação e o funcionamento de um Laboratório de Recuperação de Ativos no âmbito do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul.
Trata-se de um importante instrumento de trabalho para os membros do Ministério Público, que em breve poderão usufruir das informações colhidas pelo laboratório na defesa dos interesses da sociedade. É a efetivação de uma atuação célere e articulada de diferentes órgãos públicos para a prevenção e o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e a má-utilização de recursos públicos.
No período da tarde, o Procurador-Geral de Justiça reúne-se com o Corregedor Nacional do Sistema Nacional de Informações de Natureza Disciplinar. Também está sendo apresentado, na reunião ordinária, um programa de avaliação de transparência dos poderes, bem como a discussão de projetos de lei que tramitam no Legislativo e podem causar impacto ao Ministério Público.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Projeto de Lei deixado por Amarildo Cruz será votado na Assembleia

CPI do 8 de janeiro não consegue assinaturas mÃnimas no Senado

Projeto proÃbe cirurgia de mudança de sexo antes dos 21 anos

Paulo Corrêa quer aprimorar parceria por energia fotovoltaica

Flávio Dino vai ao RN acompanhar ações contra atentados criminosos

Com ministra, Riedel reafirma compromisso com "paz no campo"

Após cirurgias no coração, Zeca do PT recebe alta e volta para casa

Ministro do Meio Ambiente norueguês visita o Brasil para discutir o Fundo Amazônia

Nas redes sociais, presidente Lula lamenta morte de Amarildo Cruz
