O famoso narguilé e derivados pode ter venda proibida para menores de 18 anos no país. O substitutivo ao Projeto de Lei (PLC 104/2018), foi apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PDS-MS) e aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta terça-feira (7).
O projeto proíbe a venda para crianças e adolescentes de acessórios ligados ao fumo como narguilés, cachimbos, piteiras e papeis para enrolar cigarro. O texto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Nelsinho apresentou um texto alternativo ao PLC, no sentido de proibir a venda para menores de quaisquer acessórios utilizados no consumo do fumo, tais como os aparelhos, instrumentos e insumos (carvão, essências, aromas etc.).
Apresentado pelo deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), o PLC 104/2018 altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - lei 8.069, de 1990) para acrescentar os acessórios à lista de itens cuja venda para menores de idade não é permitida. A lista atualmente inclui armas, bebidas alcoólicas, fogos de artifício e bilhetes lotéricos, entre outros. Pelo texto, a venda deve ser punida com multa e interdição do estabelecimento comercial.
O relator na CDH, senador Nelsinho Trad, explica que o narguilé contém compostos tóxicos e cancerígenos, assim como os cigarros e outros produtos derivados do tabaco, porém, a exposição a esses compostos é maior, uma vez que uma rodada de fumo no narguilé pode levar cerca de 45 minutos. Essa exposição prolongada, aliada a mistura de outros compostos químicos, tais como metais e monóxido de carbono liberados com a queima do carvão e madeiras utilizados para aquecer, torna o uso “potencialmente perigoso”.
No relatório, o senador cita a justificativa de Antonio Bulhões para apresentar o projeto. Segundo o autor da proposta, "apesar dos esforços que a sociedade brasileira tem envidado para inibir o hábito de fumar e, mesmo reconhecendo que a venda de cigarros e assemelhados a menores de 18 anos já é proibida, verifica-se que o uso do narguilé vem se difundindo entre os jovens, de maneira que é necessário interditar sua venda e de seus componentes a tais pessoas".
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Alckmin defende que alimentos e energia sejam retirados do cálculo da inflação

Falta apenas um voto para Carla Zambelli ser condenada pelo STF

Deputados dos EUA pedem que Trump aplique punições a Moraes

STF tem 3 votos para condenar Carla Zambelli por porte ilegal de arma

Riedel entrega obras no valor de R$ 8,4 milhões em Ribas do Rio Pardo

Deputado relembra esforços da PMA no combate aos incêndios no Pantanal

Vereadores da Câmara Municipal definem membros da CPI do Transporte Público

Gláucia Iunes entra com ação para assumir cadeira na Assembleia

ALEMS aprova conversão de multa leve ou média em advertência escrita; entenda
