Menu
Menu
Busca terça, 18 de novembro de 2025
Política

"Violência não pode ser resposta", afirma vereadora de Campo Grande sobre operação no RJ

Para Luiza Ribeiro (PT) "é um episódio que exige resposta imediata e responsabilização das autoridades envolvidas"

03 novembro 2025 - 08h54Vinícius Santos

A vereadora Luiza Ribeiro (PT), de Campo Grande (MS), lamentou o que classificou como uma “chacina no Rio de Janeiro” e denunciou o que considera uma política de extermínio nas favelas do país. 

O posicionamento da parlamentar foi divulgado após a megaoperação realizada na semana passada, que deixou mais de 120 mortos e foi chamada pelo governador Cláudio Castro (PL) de “a maior operação policial da história” do estado.

Para Luiza, no entanto, o episódio representa a ação mais letal já registrada no Rio de Janeiro, superando até o massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, quando 111 detentos foram mortos pela Polícia Militar de São Paulo.

“É impossível falar em segurança pública quando o resultado é dor, medo e extermínio. Nenhuma vida vale menos. Nenhum governo pode chamar de sucesso uma operação que deixa centenas de famílias em luto”, declarou a vereadora.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campo Grande, Luiza Ribeiro afirmou que a chamada Operação Contenção configura “a maior violação de direitos humanos cometida pelo Estado brasileiro desde a redemocratização”.

“O uso de força letal contra tantas pessoas em comunidades vulneráveis não pode ser naturalizado. É um episódio que exige resposta imediata e responsabilização das autoridades envolvidas”, reforçou.

A parlamentar também chamou atenção para o aumento no número de fuzis apreendidos em ações policiais, o que, segundo ela, revela uma escalada preocupante no poder de fogo das facções criminosas e das milícias. Luiza destacou ainda que o problema se agrava quando há conluio de políticos com o crime organizado.

“O caso do deputado estadual TH Joias, acusado de ligações com o Comando Vermelho e de usar seu cargo para intermediar negócios ilícitos, mostra como o tráfico de armas e a corrupção política se sobrepõem. Enquanto o Estado anuncia recordes de apreensões, figuras com acesso ao poder político atuam em conluio com as mesmas estruturas criminosas que deveriam combater”, afirmou.

Para a vereadora, o episódio escancara uma crise estrutural na segurança pública e nas instituições democráticas brasileiras.

“Essa sobreposição entre aparato estatal e submundo do crime mina a credibilidade das instituições, perpetua a impunidade e revela que a fronteira entre legalidade e criminalidade está cada vez mais difusa. A violência não pode ser resposta de Estado. Segurança pública de verdade se constrói com justiça, educação e dignidade, não com chacina”, concluiu Luiza Ribeiro.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Política
Nada de 'todes': Lula proíbe uso de linguagem neutra em órgão público
Lula com a bandeira do estado
Política
Lula defende o estado do Pará após declaração de chanceler alemão
Gestão estadual também vai avaliar ajustes em valores destinados à Educação e Assistência Social
Política
Com foco na saúde, MS aumenta valor das emendas e promete pagamentos até maio de 2026
Marcia Hokama, secretária municipal de finanças
Política
Servidores municipais devem receber 13° em parcela única
O ministro do STF, Alexandre de Moraes
Justiça
Ao vivo - STF retoma julgamento dos "kids pretos"; Moraes abre votação
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Vereadores votam propostas sobre gratificação e lotação de servidores municipais
Foto: Wagner Guimarães
Política
Assembleia analisa pedido de autorização de crédito do Governo com o BID
Itaipu é debate entre Brasil e Paraguai
Política
Brasil e Paraguai retomam em dezembro negociações sobre Itaipu
Vereadora Luiza Ribeiro
Política
CPI da Saúde é solicitada após indícios de colapso na rede pública de Campo Grande
Urnas de votação
Interior
Justiça identifica candidaturas 'fakes' e manda anular votos do PT/PC do B/PV em Itaquirai

Mais Lidas

Fiat Toro foi recuperada pela PMMS -
Polícia
Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande
AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Polícia
AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Imagem ilustrativa
Polícia
Idoso mata homem com facada certeira e foge após briga em bar de Campo Grande
Foto: TJMS
Justiça
Justiça Itinerante divulga calendário para o segundo semestre de 2025