Menu
Menu
Busca segunda, 17 de novembro de 2025
UEMS Nov25
Saúde TV

JD1TV: Psiquiatra alerta sobre criação dos filhos e a influência ideológica nas escolas

Dra. Paula Campozan destaca a importância da educação com intencionalidade e chama atenção para o aumento de casos de depressão e suicídio entre adolescentes

17 outubro 2025 - 17h30Carla Andréa

Durante participação no programa “Saúde e Bem-Estar” desta sexta-feira (17), a psiquiatra Dra. Paula Campozan abordou um tema que tem preocupado muitas famílias: os desafios na criação dos filhos e a influência de fatores externos — como a cultura, a mídia e o ambiente escolar — na formação emocional e moral das crianças e adolescentes.

A médica destacou que, embora hoje existam mais recursos e informação do que em gerações anteriores, criar filhos se tornou um processo mais complexo, devido à grande quantidade de estímulos e mensagens contraditórias que chegam às crianças, principalmente por meio da internet e das redes sociais.

“A gente precisa educar com intencionalidade. Saber onde queremos chegar e qual estratégia usar. O bom senso, sozinho, não funciona mais”, afirmou a psiquiatra.

Segundo a psiquiatra, muitos sintomas depressivos na adolescência podem ser confundidos com comportamentos típicos dessa fase, como isolamento social e irritabilidade, especialmente devido às mudanças hormonais. No entanto, quando esses sinais se tornam muito intensos, interferindo no rendimento escolar, na socialização ou nas relações familiares, é preciso atenção.

Ela destaca que o sintoma guia da depressão no adolescente é a irritabilidade, acompanhada de falta de interesse nas atividades cotidianas, desânimo e queixas constantes, indicando que algo mais sério pode estar acontecendo. Mudanças de comportamento significativas, como deixar de almoçar ou jantar com a família ou se afastar de amigos, também são sinais de alerta.

A psiquiatra ressalta ainda que a exposição precoce a estímulos rápidos e constantes, como vídeos curtos em redes sociais, pode influenciar na liberação rápida de dopamina, tornando experiências simples do dia a dia menos prazerosas para o adolescente. Por isso, atividades como leitura, conversas ou passeios ao ar livre podem parecer sem graça e contribuir para o isolamento.

Dra. Paula enfatiza que nem sempre é necessário recorrer a medicamentos; muitas vezes, pequenos ajustes na dinâmica familiar e orientação aos pais já ajudam significativamente no bem-estar do adolescente, mostrando que a psiquiatria vai além do tratamento medicamentoso.

Assista:

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

JD1TV: Especialista destaca importância do autoconhecimento para qualidade de vida
Saúde TV
JD1TV: Especialista destaca importância do autoconhecimento para qualidade de vida
JD1TV: Especialista orienta pais sobre fatores que moldam a personalidade infantil; assista
Saúde TV
JD1TV: Especialista orienta pais sobre fatores que moldam a personalidade infantil; assista
JD1TV: Hospital investe em suplementação para acelerar recuperação de pacientes
Saúde TV
JD1TV: Hospital investe em suplementação para acelerar recuperação de pacientes

Mais Lidas

AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Polícia
AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Fiat Toro foi recuperada pela PMMS -
Polícia
Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande
Arma, motos e drogas apreendidas -
Polícia
Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque
Cinco são detidos por envolvimento na morte do padre Alexsandro em Dourados
Polícia
Cinco são detidos por envolvimento na morte do padre Alexsandro em Dourados