Menu
Menu
Busca sábado, 24 de janeiro de 2026
Saúde

Ações da campanha Dezembro Vermelho chegam aos presídios de MS

Campanha visa conscientizar as pessoas do riscos do vírus HIV

31 dezembro 2019 - 16h02Jônathas Padilha
Saúde

Ações da campanha Dezembro Vermelho chegam aos presídios de MS

Campanha visa conscientizar as pessoas do riscos do vírus HIV

31 dezembro 2019 - 16h02Jônathas Padilha

A campanha mundial Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à Aids, tem como objetivo reforçar a solidariedade, a tolerância e sensibilização sobre a doença. Dentro das unidades penais de Mato Grosso do Sul foram realizadas ações de prevenção e informativas para as pessoas privadas de liberdade.

A ação do Estado contou com palestras, atendimentos médicos, testes rápidos, e orientações, os detentos puderam tirar dúvidas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Hepatites virais, entre outras.

O Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” teve uma palestra alusiva ao tema ministrada por um especialista, oferecida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Outras dúvidas também foram tiradas pelo enfermeiro Luiz Henrique Teles.

No presídio feminino de regime semiaberto e aberto, além de orientações também foram realizados testes de Hepatites A, B e C, Sífilis, HIV e Glicemia. Pela quantidade de pessoas, as coletas foram feitas em horários estendidos para abranger o maior número de internas possível. Em casos positivos, as mulheres foram encaminhadas para atendimento médico e realização de exames complementares.

Os agentes também realizaram uma abordagem através do projeto Prisões Livres de Tuberculose. Ao todo, foram abordados mil visitantes no Complexo Penitenciário da capital, com apoio de mobilizadores e em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (LACEN/MS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Em parceria com a UFMS, também foram apresentados documentários sobre o tema, além de palestras, distribuição de informativos, exames de saúde e a exibição do filme “Cazuza”.

Essas atividades ocorrem em todo o estado, em presídios da Capital, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Jardim, Jateí, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, entre outros.

Todas as ações nas unidades penais foram coordenadas pela Diretoria de Assistência da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio de suas divisões de Saúde, Educação e de Promoção Social. O desenvolvimento das atividades aconteceu pelos setores educacionais, de Saúde e Psicossocial dos presídios, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e colaboradores.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Programa faz parte do SUS
Saúde
Prazo para adesão ao Mais Médicos Especialistas termina no domingo
Azeites foram proibidos
Saúde
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
Aedes aegypti, o mosquito da dengue
Saúde
MS já registra 14 casos de dengue, mas mantém zerado número de mortes
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasil
INSS abre agências no fim de semana para compensar suspensão de atendimentos
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Saúde
Ministério Público pede esclarecimento do Conselho sobre intervenção na saúde da Capital
O Hemosul HRMS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h
Saúde
Com estoque baixo, Hemosul do HRMS convoca população para doação de sangue
Sede da Anvisa
Brasil
Anvisa manda recolher lote de chocolate Laka e tira glitter proibido do mercado
Ambulâncias do Samu 192
Saúde
'Batida' do Ministério da Saúde no SAMU ocorre após caso parar no Ministério Público
Marcelo Luiz Brandão Vilela e prefeita Adriane Lopes - Foto: Redes Sociais
Saúde
Secretário admite falta de recursos e Hospital Municipal segue travado em Campo Grande
Cães de ONG - Foto: Roberto Higa
Justiça
TJ manda prefeitura de Campo Grande sair da omissão e cuidar de animais abandonados

Mais Lidas

Ambulâncias do Samu 192
Saúde
Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde
Ilustrativa
Polícia
Mulher lava calçada 5h da manhã e leva surra da vizinha na Moreninha
Depca cumpriu o mandado de prisão
Polícia
Pastor é preso em flagrante por estuprar duas enteadas e a própria filha na Capital
Dinheiro sujo
Polícia
Homem pega R$ 500 com agiota, para de pagar e é ameaçado de morte: 'hoje eu te pego'