Menu
Busca quinta, 21 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
TJMS Set23
Saúde

Anvisa proíbe suplemento alimentar de melatonina para crianças

Conforme a agência sanitária, o produto não tem autorização para uso

24 agosto 2023 - 16h23Tamires Santana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela empresa Mr Oemed Indústria Farmaceutica Ltda. O órgão regulador determinou ainda o recolhimento do produto do mercado.  

Em nota, a Anvisa informou que a melatonina - hormônio produzido pelo organismo - não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças e adolescentes e que não há segurança de uso comprovada perante a agência para essas faixas etárias.

“A melatonina também não possui autorização para gestantes e mulheres que amamentam (lactantes) e só é aprovada em suplementos destinados para adultos acima de 19 anos, na concentração de 0,21 miligramas por dia e sem alegações de uso”, alerta.

Propaganda irregular

De acordo com a agência, também foi verificada a divulgação irregular, na internet, do produto, com alegações terapêuticas relacionadas a sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista e câncer.

“Nenhuma dessas alegações é aprovada pela Anvisa, tratando-se, portanto, de propaganda irregular”, diz a Anvisa.

No comunicado, o órgão regulador alerta que não há aprovação de suplementos alimentares à base de melatonina para sono, humor e concentração. “Qualquer propaganda ou rótulo que traga esse tipo de alegação está irregular de acordo com a legislação sanitária brasileira”.

Informações

Informações sobre substâncias aprovadas para suplementos alimentares podem ser consultadas no painel Constituintes Autorizados para Uso em Suplementos Alimentares, disponível no site da Anvisa.

Nesse painel, é possível obter informações como o tipo de nutriente, substância bioativa ou enzima aprovada para uso em suplementos alimentares; a quantidade mínima e máxima autorizada; o grupo populacional e a faixa etária para a qual o produto pode ser indicado; as alegações aprovadas relacionadas ao papel da substância no organismo; e as advertências com informações de condições e restrições de uso.

“Todos os suplementos alimentares devem ter essa identificação no rótulo (suplemento alimentar), próximo à marca do produto”, destacou a Anvisa. “Não compre produtos que não estejam devidamente identificados ou que sejam de procedência duvidosa”, adverte


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Casos de SRAG seguem em queda em MS
Saúde
Dengue: MS registra uma morte e 871 novos casos em sete dias
Saúde
MS registra 4 mortes e 236 novos casos de covid-19 na última semana
Saúde
Audiência na Assembleia Legislativa discutirá prescrição médica legível
JD1 TV
JD1TV: Doadores de Medula de Campo Grande contam histórias inspiradoras
Saúde
JD1TV: Dentistas do Ateliê Oral esclarecem mitos sobre odontologia e harmonização facial
Saúde
Hospital Regional recebe peças para o novo setor de ressonância magnética
Saúde
"Dia D" da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes acontece neste sábado
Saúde
Menina de 9 anos é vítima da Influenza em MS
Saúde
Em reunião, Sesau afirma que fará as correções do piso da enfermagem

Mais Lidas

Polícia
AGORA: Bandido que roubou joalheria morre em troca de tiros com o Choque no Noroeste
Justiça
TRE-MS já tem lista tríplice
Polícia
Cansada de ser abusada, enteada mata padrasto a facadas no Los Angeles
Cidade
Morre Antônio João