Menu
Menu
Busca segunda, 16 de fevereiro de 2026
Águas Guariroba - Fev26
Saúde

'Batida' do Ministério da Saúde no SAMU ocorre após caso parar no Ministério Público

Denúncia aponta que ambulâncias doadas pelo Governo Federal permaneciam paradas, enquanto o município mantinha o atendimento com veículos alugados

22 janeiro 2026 - 13h11Vinícius Santos

Supervisores do Ministério da Saúde estão em Campo Grande realizando fiscalização nos serviços prestados à população. Um dos principais alvos da inspeção é o Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que vinha sendo alvo de questionamentos após a constatação de que ambulâncias novas, já entregues à Capital, permaneciam paradas, sem operação.

A situação do Samu motivou denúncia formal encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF/MS) pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS). A partir disso, o MPF e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiram recomendação à prefeita Adriane Lopes, cobrando da prefeitura de Campo Grande um plano de ação urgente para colocar em funcionamento seis ambulâncias novas.

Fontes ouvidas pela reportagem confirmaram que o deputado Geraldo Resende teve atuação direta nos bastidores, articulando a “visita” do Ministério da Saúde às bases do Samu na Capital. O objetivo seria forçar a entrada em operação das viaturas que foram doadas pelo próprio Ministério da Saúde, por meio do PAC-Saúde, mas que até então não estavam atendendo a população.

A presença dos agentes federais provocou reação imediata da administração municipal. Em meio à fiscalização, a prefeitura divulgou material institucional com o título “Samu passa a operar com novo conjunto de ambulâncias”, afirmando que um novo conjunto de viaturas teria sido colocado em operação e que os veículos já estariam circulando pela cidade.

Nos bastidores, a avaliação é de que a pressão externa — especialmente após a denúncia levada aos órgãos de controle — foi decisiva para que as ambulâncias finalmente saíssem do papel e fossem colocadas nas ruas, ainda que de forma repentina.

Servidores denunciam “operação maquiagem”

Entre os servidores do Samu, no entanto, a versão oficial é vista com desconfiança. Trabalhadores relatam que a mudança foi imediata, mas claramente artificial. Para quem vive a rotina do serviço, a visita do Ministério da Saúde teria operado verdadeiros “milagres de ocasião”. Internamente, a situação foi definida como “operação maquiagem”.

“É maquiagem. Depois que a fiscalização vai embora, tudo volta a ser como antes”, afirmou um servidor do Samu, sob condição de anonimato, por temer perseguição e até demissão, mesmo atuando em um serviço essencial à população.

De acordo com as denúncias, durante o período de fiscalização, a coordenação do Samu teria determinado que nenhuma viatura poderia ficar parada, inclusive aquelas que normalmente apresentam problemas mecânicos, operam de forma limitada ou sequer rodam no dia a dia.

O clima entre os trabalhadores é de preocupação. Para os servidores, a grande dúvida é até quando o chamado “milagre” vai durar. Enquanto isso, o funcionamento real e contínuo das ambulâncias segue sob observação dos órgãos de controle.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Encontrou aconteceu durante a última semana
Saúde
SES, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026
SES reforça prevenção contra ISTs e distribui 1,3 milhão de preservativos em MS
Saúde
SES reforça prevenção contra ISTs e distribui 1,3 milhão de preservativos em MS
Cruz Vermelha reforça saúde, acolhimento e campanha solidária no Carnaval da Capital
Saúde
Cruz Vermelha reforça saúde, acolhimento e campanha solidária no Carnaval da Capital
Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor
Saúde
Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor
MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica
Educação
MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica
Centro de Especialidades Médicas (CEM) - Foto: Pedro H / Google
Saúde
Falhas estruturais no CEM expõem pacientes a riscos e viram alvo do Ministério Público
Aedes aegypti, o mosquito da dengue
Saúde
Com nenhuma morte registrada, MS já soma 79 confirmações de dengue
Empresa dona do Mounjaro se manifesta sobre PL da quebra de patente
Saúde
Empresa dona do Mounjaro se manifesta sobre PL da quebra de patente
Vacina sendo aplicada
Saúde
Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer
Vacina contra a dengue de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan
Saúde
Começa vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra dengue

Mais Lidas

Crime aconteceu no começo da semana
Polícia
Após furtar produtos de loja, ladrão audacioso ameaça comerciante em Campo Grande
General Mario Fernandes
Justiça
Exército diz ao STF que general pode receber visita íntima na prisão
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad
Polícia
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad
Paulo Bial Torres, o "Paulinho Metralha"
Justiça
'Paulinho Metralha' é condenado a 21 anos de prisão por matar inocente em Campo Grande