Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que o Brasil tem, pelo menos, 1,1 milhão de procedimentos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) represados por conta da Covid, indo desde atendimentos clínicos até cirurgias complexas e simples.
Para o estudo, foram analisadas a média de atendimentos, cirurgias e exames realizados entre 2014 e 2019 e o número realizado entre 2020 a maio de 2022, período que existe a disponibilidade de dados.
Os líderes da lista são cirurgias do aparelho digestivo, da parede abdominal e de seus órgãos anexos, do sistema urinário, cardiovascular, vias aéreas, face, cabeça e pescoço.
Diego Xavier, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz e um dos responsáveis pelo levantamento, destaca que o número pode ser maior, já que o estudo não levou em conta atendimentos não hospitalares.
"A consequência dessa fila é ter doenças não tratadas em tempo hábil, podendo levar a complicações do quadro de saúde", destacou o pesquisador.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ação itinerante conta com vacinação em shopping neste fim de semana

UPAs atendem com 12 pediatras pela manhã e 22 à noite neste sábado

Para Fiocruz, 'Mpox' ainda é problema de saúde pública

Filho pede "socorro" ao presenciar o pai amarrado em maca de UPA na Capital

Shopping Norte Sul Plaza vira ponto de vacinação da covid neste fim de semana

Covid: MS tem 986 novos casos, mas apresenta melhora ao longo das semanas

Covid: MS completa dois anos de vacinação com 6 milhões de doses aplicadas

Confira como está a escala de plantão nas UPAs e CRS's da Capital

SUS recebe inscrições para voluntários em território yanomami; Saiba mais
