Menu
Menu
Busca terça, 19 de março de 2024
TJMS - Mar24
Saúde

Campanha de combate à sífilis tem dia D em 29 de outubro

A campanha tem como objetivo garantir acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento na rede básica de saúde

18 outubro 2019 - 12h51Priscilla Porangaba, com informações do Dourados News

A Campanha Nacional de Combate a Sífilis, que tem por finalidade cumprir as metas estabelecidas no Plano de Ações e Metas (PAM ) 2019, atendendo às diretrizes voltadas à Política de Saúde, em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis, terá o seu dia na terça-feira, 29 de outubro.

A campanha tem como objetivo garantir acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento na rede básica de saúde, bem como ampliar as ações educativas, buscando conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a vulnerabilidade em que se colocam com a prática do sexo sem proteção. Essa prática tem sido uma das principais responsáveis pelo aumento do número de casos das  Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em Dourados, em especial a sífilis. 

A sífilis é uma infecção causada por bactéria (treponema pallidum), transmitida por relação sexual com pessoa infectada, que é chamada de sífilis adquirida, ou ainda transmitida para crianças durante a gestação ou parto, chamada de sífilis congênita.

Quanto às manifestações clínicas, ela pode ser classificada como primária, secundária e terciária. Na sífilis primária, seu sinal é uma lesão indolor, geralmente localizada nos órgãos genitais, sem prurido e indolor, por isso pode passar sem ser percebida. Sem tratamento pode haver uma evolução para sífilis secundária, apresentando sintomas como erupções na pele. E, ainda, entre 15 a 25% dos casos, podem evoluir para sífilis terciária, com comprometimento neurológico e cardiológico. 

Quando a sífilis ocorre na gestação, é muito importante que a gestante receba a medicação e que seu parceiro faça o tratamento concomitantemente, pois na ausência de tratamento, ou, ainda, com tratamento inadequado, a sífilis no período da gestação pode provocar sérias complicações para a criança, ocasionando à sífilis congênita.

A doença passou a ser notificada pelos órgãos de Saúde em 2010, podendo ser registrada como sífilis adquirida, sífilis em gestante ou sífilis congênita. Desde então, nota-se um crescimento progressivo dos casos a cada ano. 

Em 2019 já foram notificados no município de Dourados 367 novos casos de sífilis, sendo que destes, 43% se tratam de pacientes gestantes. Quanto à sífilis congênita, 56 novos casos já foram registrados até o fim do mês de setembro.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Aurenita Barbosa, a programação da campanha pretende intensificar as ações de Educação em Saúde e a oferta de testagem rápida para o diagnóstico da sífilis, além da distribuição de preservativos, masculinos e femininos. 

“O uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura da prevenção das IST. Por isso, a estratégia de distribuição de camisinha em pontos de grande concentração de pessoas nesta época do ano é fundamental para sensibilizar a população sexualmente ativa para a prática de sexo seguro”, observa a coordenadora.

O diagnóstico precoce também é considerado uma forma eficaz de controle, pois através dele é possível realizar o tratamento correto completo, que interrompe a cadeia de transmissão.

A campanha nacional de combate à sífilis ocorrerá durante todo o mês de outubro no Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), onde comumente já são ofertadas as testagens e orientações quanto a IST, durante todo o ano. 

Entretanto, a ação contara com um dia “D” que ocorrerá no dia 29 de outubro. O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais estará presente no posto da Polícia Rodoviária Federal de Dourados, na Rodovia 163, com orientações e distribuição de panfletos e preservativos, com intuito de promover ação educativa e divulgação da testagem e serviços oferecidos pelo programa no período das 8h às 11h.

Além disto, este serviço de atendimento funcionará das 7h às 17h, estará aberto para realização de testagem rápida de HIV e sífilis, assim como os profissionais estarão disponíveis para fornecer orientações quanto as IST.

Importante ressaltar que os eventos programados não alterarão o funcionamento normal do serviço ambulatorial do SAE/CTA.

O Programa Municipal de IST /Aids e Hepatites Virais de Dourados atende na Rua dos Missionários, 420, Centro. O telefone é o 3423-8622.

Reportar Erro
Camara Mar24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aluno Imunizado
Saúde
Estudantes da rede pública de MS começam a ser vacinados nas escolas
UPA em Campo Grande
Saúde
Plantão UPAs: Confira escala médica deste domingo na Capital
Campanha Março Azul
Saúde
Março Azul: campanha luta contra câncer de intestino
UPA Vila Almeida
Saúde
Plantão UPAs: Confira escala médica deste sábado na Capital
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Em apenas 74 dias, Brasil já registrou mais casos de dengue em 2024 que em 2023
Imunizantes chegam no Estado
Saúde
MS recebe primeira remessa da vacina contra influenza
Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Casos prováveis de Chikungunya em MS crescem em 2024
Foto: Defesa TV
Saúde
Yanomamis são os primeiros a receber medicamento para cura da malária
Hemosul
Cidade
Hemosul precisa com urgência de doações de sangue O+ na Capital
Ginecologista tratará sobre endometriose no Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira
Saúde
Ginecologista tratará sobre endometriose no Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira

Mais Lidas

'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Polícia
'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Interior
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Jovem morreu enquanto urinava numa árvore próximo a tabacaria
Polícia
JD1TV: Em saída de tabacaria, jovem é morto a tiros por pistoleiro no Leblon
Motocicleta parou debaixo do ônibus do transporte coletivo
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em grave acidente com ônibus na Júlio de Castilho