Menu
Busca segunda, 28 de novembro de 2022
(67) 99647-9098
Saúde

Mesmo com fim de campanha, Capital segue vacinando neste sábado

Estão disponíveis doses para todo o calendário vacinal em três unidades de saúde

01 outubro 2022 - 13h43Evelyn Thamaris
Mega - destaque de noticia

Iniciando o mês de outubro, Campo Grande segue dando continuidade a campanha de vacinação neste sábado (1º), que contará com três unidades para realizar a imunização, estando disponíveis todas as doses do calendário vacinal.  O atendimento acontece de 7h30 às 17h, sem intervalo, na UBS Dona Neta, UBS 26 de Agosto e na USF Moreninha.

Vale ressaltar que entre o quantitativo estão as vacinas contra a Covid-19 e Influenza e também da poliomielite que encerrou sua campanha oficialmente nesta sexta-feira (30)com baixa adesão, com 22% de cobertura do público alvo estimado em 57 mil crianças de 1 a 4 anos.  Ou seja, pouco mais de 12 mil crianças foram vacinadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

A saúde reforça que crianças entre 1 e 4 anos devem ser vacinadas indiscriminadamente contra a poliomielite, mesmo se tiverem recebido um ou mais reforço da vacina há pelo menos 30 dias. 

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que mesmo com o encerramento da campanha o Município irá continuar intensificando as ações, como o trabalho de busca ativa nas escolas infantis, por exemplo, como uma forma de atingir o maior número de crianças possível.

“É importante que os pais e responsáveis levem os seus pequenos para se vacinar. Não podemos negar a estas crianças o seu direito de se vacinar e expor elas ao risco de ficarem doentes. As vacinas continuarão disponíveis nas unidades de saúde e nós também  iremos continuar fazendo a nossa parte”, destaca.

A vacina contra poliomielite protege crianças da doença que ficou popularmente conhecida como Paralisia Infantil, e há mais de trinta anos não há novos casos registrados no Brasil. Contudo, a decisão de uma nova campanha partiu do princípio de que o vírus ainda estar circulante em alguns países e haver casos novos em locais onde não se tinha mais registro da doença, como é o caso dos Estados Unidos, que confirmou o diagnóstico em um adulto não vacinado em julho. 

Covid-19 e Influenza 

As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 poderão iniciar o esquema vacinal simultaneamente com outros imunizantes. A dose também estará disponível para os outros públicos e para quem já cumpriu o intervalo entre doses recomendo pelos fabricantes da vacina. 

Quem tem 12 anos ou mais e já completou o esquema primário de vacinação há pelo menos quatro meses poderá receber o primeiro reforço. O intervalo é o mesmo para quem tomou a terceira dose com 35 anos ou mais, é trabalhador da saúde ou tem 18 anos, ou mais, ou seja, imunocomprometido gravemente.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Mega - destaque de noticia

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Pesquisadores pedem que turistas mantenham distância de camelos durante a Copa
Saúde
OMS muda oficialmente o nome da varíola dos macacos para MPOX
Saúde
Em 6 meses de programa, Caravana da Saúde atende 70 mil pessoas
Saúde
Covid-19: 2° reforço é ampliado para todos com 18 anos ou mais
Saúde
Semana começa com escala completa nas 10 unidades de saúde da Capital
Saúde
Sábado tem escala de plantão completa para clínicos gerais na Capital
Saúde
Cientistas encontraram vírus semelhante ao da Covid em morcegos na China
Saúde
Cientistas estão trabalhando na criação de uma vacina universal contra a gripe
Saúde
Covid: População de 20 anos ou mais pode tomar 2° reforço da vacina
Saúde
OMS classifica sarampo como ameaça global iminente

Mais Lidas

Brasil
Criança morre e outra fica ferida após brincadeira com fogos de artifício
Polícia
PM apreende mulher e jovem por tráfico de drogas
Brasil
Mulher relata assédio sofrido durante sessão de tatuagem
Internacional
Americana é proibida de assistir à execução de seu próprio pai