Menu
Menu
Busca terça, 20 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Saúde

Capital terá quatro novas Clínicas da Família

Pelo menos três unidades de cada distrito e a UBS 26 de Agosto funcionarão com horário estendido

02 janeiro 2019 - 10h42Da Redação com Assessoria

Quatro novas Clínicas da Família e outras cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) devem ser inauguradas em Campo Grande neste ano, além do início do funcionamento em horário estendido de pelo menos três unidades de cada distrito. 

Segundo o secretário municipal de Saúde Marcelo Vilela, o objetivo é ampliar ainda mais a cobertura e expandir os serviços,  a fim de desafogar as unidades de urgência e emergência e garantir o acesso à população.

“Fortalecendo a Atenção Primária nós estamos promovendo uma mudança de modelo na saúde pública de Campo Grande que hoje é de urgencialização. Oportunizando o acesso e melhorando a qualidade de atendimento com certeza teremos um reflexo positivo imediato e um ganho significativo a médio e longo prazo”, enfatiza.

Dentro do planejamento de expansão para o ano de 2019 estão previstas a conclusão e entrega de cinco novas UBSFs nos bairros: Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Aero Rancho – Granja e Jardim Presidente.

A reforma  das unidades Santa Carmélia, Itamaracá, Maria Aparecida Pedrossian (MAPE), Iracy Coelho, Serradinho, Vila Nasser, Marabá, Aero Rancho, Coophavilla, Cohab e Jardim Noroeste e a ampliação das UBSFs Mato do Jacinto, José Abrão, Bonança, Silvia Regina e Cidade Morena devem ser concluídas no próximo.

“Isso faz parte desse planejamento que vem sendo construído desde o ano passado. Além de concluir as obras de construção de unidades que estavam paradas desde 2012, nós tivemos a preocupação de melhorar a estruturas das já existentes para garantir mais comodidade ao paciente e também ao servidor”, comenta Vilela.

Clínica da Família

Conforme o secretário, em 2019 quatro regiões de Campo Grande devem ser unidades certificadas como Clínica da Família. O processo de transformação de adequação de fluxo de trabalho, a exemplo do que aconteceu na UBSF Nova Lima, onde hoje funciona a primeira Clínica da Família, já foi iniciado na UBSF Portal Caiobá e a previsão é de que até o fim de janeiro a unidade se torne uma Clínica da Família.

“Dentro do nosso planejamento nós iremos entregar as quatro clínicas em 2019 e até 2020 as sete regiões urbanas de Campo Grande terão uma unidade modelo”, diz.

Horário estendido       

Três unidades de saúde de cada distrito, mais a UBS 26 de Agosto (Central) passarão a funcionar com horário estendido das 07h às 19h ininterruptamente. Está previsto ainda a realização de concurso público para contratação de pessoal na área da saúde com 500 a 800 vagas somente para médicos.

Avanços

Além de ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família no ano de 2018, três novas unidades de saúde foram inauguradas: UBSF Azaléia, UBSF Vila Cox e UBSF Oliveira, além da primeira Clínica da Família, ampliando assim a capacidade de atendimentos.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

UPA Santa Mônica
Polícia
Denúncia expõe homem se masturbando e médico por assédio em UPA de Campo Grande
Vacina contra a dengue de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan
Saúde
SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro
Canetas emagrecedoras podem ser prejudiciais
Saúde
Uso indiscriminado de canetas emagrecedoras acende alerta na saúde
Fiocruz
Saúde
Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades
Fachada da SESAU
Saúde
Conselho notifica Ministério Público após contas reprovadas da Sesau
As atividades de recebimento, organização e distribuição seguem em andamento
Saúde
Novos lotes de medicamentos e insumos chegam à Capital
Remédios estavam em várias caixas
Saúde
Medicamentos são descartados e encontrados em bueiro de Nova Andradina
A coleta pode ser feita na unidade básica de saúde, no hospital onde ocorreu o parto ou, na capital, em unidades do IPED/APAE
Saúde
Teste do pezinho ampliado é ofertado pelo SUS em MS e detecta mais de 40 doenças
Dengue segue presente no estado
Saúde
Sem mortes no ano, MS contabiliza dois casos de dengue em janeiro
Cirurgias ficaram em evidência
Saúde
Programa 'Cinturão Ortopédico' registra quase 2 mil atendimentos em MS

Mais Lidas

Crime aconteceu no bairro Nova Lima
Polícia
AGORA: Filho mata o próprio pai com tiro em briga no Nova Lima
Carro ficou marcado com os tiros
Polícia
AGORA: Atentado deixa carro crivado de balas e duas pessoas feridas na Nhanhá
Edilson foi morto a facadas
Interior
VÍDEO: Adolescente mata companheiro de trabalho a facadas em pousada de Miranda
A Energisa avaliará os danos internos no condomínio
Cidade
Pane elétrica em poste de luz provoca apagão e mobiliza moradores de condomínio