Menu
Busca segunda, 16 de setembro de 2019
(67) 99647-9098
Aguas setembro-19
Saúde

Caravana da Saúde segue com atendimentos no fim de semana

Atendimentos acontecem no Hospital Regional Rosa Pedrossian

22 junho 2019 - 13h33Joilson Francelino, com informações da assessoria

Ha nove anos a moradora de Dourados, Maria Iraci Granjeiros, 77 anos, começou a perder a visão. A catarata progrediu tanto nesse tempo que ela so enxerga muito pouco com um dos olhos. Na Caravana da Saúde, durante os exames oftalmológicos, Iraci nao escondia mais a alegria e satisfação em saber que o dia a dia seria mais fácil, como era antes da doença.

“Só Deus sabe como estou me sentindo. Agradeço muito por estar aqui. Minha cirurgia vai ser dia 24 e estou muito feliz”, disse ela.

A Caravana da Saúde acontece no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa  Pedrossian desde o dia 17 de junho e segue até o dia 05 de julho. Uma estrutura foi montada para receber as carretas onde são feitos os procedimentos. Nessa etapa da Caravana são atendidos apenas os pacientes da especialidade de oftalmologia.

Maria da Graça, 77 anos, costumava cozinhar e costurar, mas hoje, sem enxergar quase nada, as distrações não são mais possíveis. 

Ja foram três anos esperando por uma cirurgia  de yag laser, procedimento para quem ja fez catarata. “Eu ja fiz catarata, mas a lente veio com problema de fábrica e ate hoje nao resolveram. Estou na fila até hoje e agora preciso fazer catarata no outro olho. Vou fazer tudo aqui”, contou ansiosa.  

Moradora de Nova Andradina, Maria da Graça foi até à Caravana da Saúde acompanhada da filha, Rosevania Oliveira. Ambas relataram como seria impossível pagar por uma cirurgia de catarata ou de yag laser. “ Custa muito caro. Seria entre R$ 7 mil e R$ 10 mil”, frisou Rosevania. “A Caravana é uma ação muito maravilhosa. Minha mãe sente dor e ardência no olho, desde que fez a catarata pelo SUS, por causa da lente que veio com problema. E há três anos ela espera pra resolver. A gente nem sabe como agradecer”, disse a filha aliviada.

Números

Em seis de atendimentos, até as 12 horas desse sábado (22.06), a Caravana ja tinha realizado mais de 11 mil procedimentos  (exames) e 3,5 mil consultas. 

Até ontem (21) foram agendadas mais de 2,8 mil cirurgias, sendo a maioria de catarata. Com esse número, o Governo do Estado ja ultrapassou a meta inicial de realizar 2 mil cirurgias. 

Toka do Jacare - perkal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Segunda-feira começa com 42 clínicos e dez pediatras atendendo
Saúde
Campanha Setembro Laranja alerta para a obesidade infantil
Saúde
Varizes não afetam só mulheres, alerta estudo
Saúde
Cinco pessoas morrem a cada minuto por erro médico, diz OMS
Saúde
Duas UPAs atendem com dez pediatras nesta manhã
Saúde
Nove pediatras atendem nesta manhã de quinta-feira
Saúde
Policiais morrem mais por suicídio do que em confrontos, diz pesquisa
Saúde
Onze pediatras e 42 clínicos atendem nesta manhã de quarta-feira
Saúde
Nesta manhã 48 clínicos e dez pediatras atendem na capital
Saúde
Ministro anuncia medicação simplificada para combate à tuberculose

Mais Lidas

Geral
Novas regras da CNH entram em vigor nesta segunda
Geral
Filho de líder classista de MS , morre em acidente em SP
Polícia
PM é torturado e morto após ser acusado de estupro
Polícia
Menor capota carro ao fugir de PRF com mais de 70kg de droga