Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Saúde

Construtora HVM reinicia obras e coloca em risco saúde de trabalhadores

Os operários estão trabalhando próximos um dos outros elevando a propabilidade da proliferação do covid-19

31 março 2020 - 11h00Mauro Silva
Saúde

Construtora HVM reinicia obras e coloca em risco saúde de trabalhadores

Os operários estão trabalhando próximos um dos outros elevando a propabilidade da proliferação do covid-19

31 março 2020 - 11h00Mauro Silva    atualizado em 01/04/2020 às 15h29

Depois da flexibilização da quarentena para o setor da construção civil em Campo Grande, os trabalhadores do setor voltaram as suas funções nesta segunda-feira (30). De acordo com o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), os empresários e responsáveis pelas obras deveriam adotar medidas de segurança para proteger a saúde de todos e evitar a proliferação do covid-19 . Porém, segundo denúncia anônima, a construtora HVM desrespeitou uma das regras básicas logo na entrada de uma de suas obras, Vertigo Premiium, na Travessa Ana Vani N 51 – centro, que é a distância de uma pessoa para a outra.  E pelo menos 80 funcionários ficaram aglomerados em frente ao empreendimento na manhã de ontem.

Ainda segundo a denúncia, na manhã desta terça-feira (31), a situação continua de mesma forma na obra e todos estão trabalhando sem a distância estabelecida pelas autoridades da saúde. Para entrar no local de trabalho, os funcionários enfrentam grandes aglomerações co que coloca em risco a saúde de todos.

Distância

Algumas imagens, que nos foram enviadas, mostram todos os operários aglomerados na entrada da obra, o que é contra as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta as pessoas a manterem uma distância de pelo menos 1 metro (3 pés) de outro indivíduo.

Conforme o decreto do prefeito, as empresas terão de seguir as normas técnicas expedidas pelo Ministério Público do Trabalho e as recomendações elaboradas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)  que incluem: fornecer lavatórios com água e sabão, além de sanitizantes, como álcool 70% e orientar os trabalhadores sobre o seu uso, quando do início dos trabalhos e pelo menos a cada duas horas.

O decreto também diz que as empresas deverão avaliar a possibilidade de aumentar abrir mais turnos de trabalho para evitar o congestionamento de ambientes fechados, bem como para evitar a aglomeração de pessoas no transporte coletivo. Deverão adotar, temporária e emergencialmente, o ponto por exceção, conforme previsão legal, para evitar aglomeração de pessoas em volta dos equipamentos de marcação, em horários de início e final de expediente.

Em relação ao número de funcionários, citado no site da prefeitura,  os canteiros de obras devem ter apenas 20 funcionários. Porém no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) essa restrição não está determinada o que leva as empresas do setor a usar a quantidade que bem entender. 

Resposta da construtora 

A HVM, em um comunicado enviado à nossa redação, respondeu que a empresa está cumprindo com as normas e rebate denúncia. 

Nota

Após edição do Diário Oficial de Campo Grande, Decreto Nº 14.218, de 26 de março de 2020, onde fica explícito no Art. 5º que "Fica revogado o art. 3º, do Decreto N. 14.208, de 20 de março de 2020", a HVM Incorporadora optou por retomar suas atividades nessa segunda-feira (30/03), observando todas as determinações contidas no decreto, em relação ao setor da construção, mediante cumprimento das notas técnicas expedidas pelo Ministério Público do Trabalho e das recomendações elaboradas pela CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

No início dos trabalhos os colaboradores foram reunidos, rapidamente, em frente ao empreendimento para reforçar as orientações de cuidados necessários para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19), que assola nosso País e o mundo. Conforme imagens anexas, os colaboradores foram distribuídos em um espaço aberto (na rua), mantendo a distância de um metro e meio entre eles, para uma breve orientação por parte dos responsáveis da empresa.

Após a orientação, as medidas de prevenção foram aplicadas, desde a higienização das mãos em pias/lavatórios (instalados na entrada obra), assim como a disponibilização de álcool em gel, bem como aferição de temperatura e distribuição de máscaras. Os cuidados com equipamentos utilizados na execução dos serviços também estão sendo atendidos de acordo com especificações da Prefeitura Municipal e da CBIC.

O horário de entrada dos funcionários e o horário de almoço estão sendo alternados para que se possa atender as distâncias mínimas exigidas. Colaboradores e prestadores de serviço com idade acima de 60 anos foram dispensados e somente retornarão ao trabalho após liberação dos órgãos competentes.

A integridade da saúde dos nossos colaboradores e parceiros é a nossa prioridade, por isso, estamos atentos às determinações dos órgãos de saúde e das demais autoridades competentes quanto às medidas que devem ser tomadas para a prevenção do COVID-19. E reiteramos que estamos tomando todos os cuidados necessários para contribuir para a prevenção e impedir o avanço da doença em nossa cidade e nosso Estado.

Fotos mostram os cuidados com os operários

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Teste Covid-19
Saúde
Covid-19: MS confirma 29 novos casos da doença em uma semana
Médicos
Saúde
Confira a escala médica nas UPAs da Capital neste domingo
Cigarro eletrônico
Saúde
Por unanimidade, Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos
Plantão de vacinação
Saúde
Shopping Bosque dos Ipês tem plantão de vacinação neste sábado
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Saúde
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
Saúde
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Saúde
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB
Saúde
Covid-19: novas vacinas chegam na próxima semana
Saúde e Bem-Estar terá cardiologista para falar sobre arritmia e tratamento
Saúde
Saúde e Bem-Estar terá cardiologista para falar sobre arritmia e tratamento
Lacen de Mato Grosso do Sul é destaque na Anvisa por 'qualidade técnica'
Saúde
Lacen de Mato Grosso do Sul é destaque na Anvisa por 'qualidade técnica'

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro