Um comunicado das farmacêuticas Pfizer e BioNTech emitido nesta terça-feira (23), aponta que em ensaio clínico três doses de sua vacina contra a covid-19 geraram forte resposta imune em crianças menores de 5 anos.
As empresas afirmaram que a vacina é segura e bem tolerada pelas crianças e que planejam, em breve, pedir aos reguladores globais que autorizem o imunizante para a faixa etária na qual nenhuma vacina está atualmente aprovada na maior parte do mundo.
Conforme as empresas, três doses de uma formulação de 3 microgramas de sua vacina geraram resposta imune semelhante em crianças de seis meses a menos de cinco anos, em comparação à faixa de 16 a 25 anos que receberam duas doses da formulação de 30 microgramas da vacina em ensaio clínico anterior.
Segundo as farmacêuticas, uma análise inicial de 10 casos sintomáticos de covid-19 identificados até 29 de abril, enquanto a variante Ômicron era dominante, sugeria eficácia da vacina de 80,3% na faixa etária menor de cinco anos. Esta análise não é conclusiva, pois o protocolo do estudo especificou que a eficácia deve ser calculada com base em pelo menos 21 casos.
A Pfizer e a BioNTech disseram que os dados finais de eficácia na faixa etária serão compartilhados quando estiverem disponíveis.
Os 1.678 participantes do estudo receberam sua terceira dose pelo menos dois meses após a segunda. A Pfizer disse que a vacina foi bem tolerada, com a maioria dos efeitos colaterais adversos sendo leves ou moderados.
Elas esperam concluir o envio de dados à Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos nesta semana.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mais 19 mortes por covid são confirmadas em MS nos últimos sete dias

Plantão UPAs: Confira escala médica desta terça-feira na Capital

Mato Grosso do Sul é o 7º no ranking da dengue no país

Confira a escala médica de plantão nesta segunda-feira

Casos de varíola dos macacos chegam a 76 no Brasil

Plantão UPAs: Veja o quadro de médicos e pediatras em cada unidade

Imunizantes contra Covid-19 e Influenza são aplicados o dia todo na Capital

Novo caso suspeito de varíola dos macacos é notificado no Estado

Vacinação segue durante todo o dia em Campo Grande
