Menu
Busca segunda, 30 de janeiro de 2023
(67) 99647-9098
Governo - Dengue Jan22
Saúde

Covid: MS completa dois anos de vacinação com 6 milhões de doses aplicadas

Agora, o desafio tem sido para completar o esquema vacinal e imunizar as crianças

24 janeiro 2023 - 08h51Taynara Menezes, com assessoria
Gov Dengue - Jan23 Square - detalhe noticia

Há dois anos Mato Grosso do Sul 158 mil doses de vacina Coronavac para imunizar o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, desde então, o Estado já aplicou mais 6 milhões de doses de diferentes imunizantes. Agora, o desafio da Saúde está na conscientização para completar o esquema vacinal e imunizar, principalmente, as crianças.

Cada passo da vacina era registrado: desde a chegada na Base Aérea de Campo Grande; logo depois o transporte escoltado pelas ruas da Capital, até chegar à sede da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica onde era separada.

O ato simbólico, no dia 18 de janeiro, ocorreu no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, onde recebeu quatro dodes para iniciar a campanha de imunização e celebrar o momento histórico. Na ocasião quatro sul-mato-grossenses pertencentes à primeira fase da campanha foram vacinados.

Dois deles eram profissionais da saúde: o médico Márcio Estevão Midom, de 45 anos, e a auxiliar de enfermagem Sandra Maria de Lima, de 52 anos, ambos do Hospital Regional. Também foram vacinadas a indígena Domingas da Silva, de 92 anos, da aldeia Tereré, em Sidrolândia, e a dona Maria Bezerra de Carvalho, de 85 anos, residente no Asilo São João Bosco, no bairro Tiradentes, em Campo Grande.

"Fiquei surpresa e muito grata", explica Sandra Maria de Lima ao relatar sua experiência no ato simbólico. A auxiliar de enfermagem conta que foi chamada para fazer a aplicação da vacina nas três pessoas que foram chamadas inicialmente.

"Eu estava ali apenas para fazer a aplicação, não estava previsto que eu fosse a quarta pessoa a ser vacinada. Logo que iniciamos a aplicação, eles perceberam que estava sobrando uma quarta doses. Na hora eles conversaram e me convidaram para tomar a vacina. Nesta hora, fiquei muito faceira, feliz, mas ao mesmo tempo levei um susto, pois não esperava que também fosse tomar o imunizante", conta.

Sandra conta que foi surpreendida ao ser chamada, na hora da vacinação, para também se imunizar

Sandra ainda ressalta que desde então não deixou de completar o esquema vacinal. "É como eu costumo falar, a vacina salva vidas. Eu mesmo peguei por duas vezes a covid-19, mas os sintomas foram bem leves, que se assemelhavam a uma gripe. Eu recomendo a todos, acreditem na vacina, é só olhar os números de como estávamos e como estamos agora".

Aos 92 anos, a indígena Domingas da Silva, da aldeia Tereré, conta com orgulho que foi a primeira idosa a tomar a vacina no Estado. "Eu, a Vovó Domingas, fui a primeira vovozinha a tomar a vacina da covid-19. Graças a Deus, eu me sinto muito bem! Peço a para todos tomarem a vacina porque é muito bom para a nossa saúde. A Vovó está bem e não precisa de nada e vocês têm que tomar a vacina e não precisa ter medo".

A coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, foi a responsável por levar as doses até o HRMS, escoltada por policiais. Ela relembra como ocorreu a distribuição.

"Nós tínhamos um plano de logística e assim que recebemos as vacinas, logo de imediato fizemos a entrega aos municípios. Houve uma parceria com as forças de segurança que nos ajudaram a levar os imunizantes até os municípios. Devido à escassez dos imunizantes e alta procura, poderiam haver saques, e por isto as participações das forças de segurança foram extremamente importantes", destaca, completando.

Gov Dengue - Jan23 Square - detalhe noticia
Gov Dengue - Jan23 Square

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Vacinação itinerante continua no Shopping Norte Sul Plaza neste domingo
Saúde
Ação itinerante conta com vacinação em shopping neste fim de semana
Saúde
UPAs atendem com 12 pediatras pela manhã e 22 à noite neste sábado
Saúde
Para Fiocruz, 'Mpox' ainda é problema de saúde pública
Saúde
Filho pede "socorro" ao presenciar o pai amarrado em maca de UPA na Capital
Saúde
Shopping Norte Sul Plaza vira ponto de vacinação da covid neste fim de semana
Saúde
Covid: MS tem 986 novos casos, mas apresenta melhora ao longo das semanas
Saúde
Confira como está a escala de plantão nas UPAs e CRS's da Capital
Saúde
SUS recebe inscrições para voluntários em território yanomami; Saiba mais
Saúde
Covid: estudo revela mais mortes em gestantes e puérperas

Mais Lidas

Polícia
Pai estupra a própria filha com deficiência no Jardim Carioca
Polícia
Marido apanha e se tranca no quarto para evitar confusão com mulher na Capital
Cidade
Um dia antes de morrer, Sophia teve problemas de saúde e mãe 'deu remedinho'
Polícia
Homem morre atropelado na Avenida Bandeirantes