Que o coronavírus pode ser fatal em pessoas que tem diabetes e hipertensão já nao é novidade, mas um estudo da Universidade de Warwick na Inglaterra apontou outro agravante para pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono e ronco.
Os cientistas da universidade revisaram 18 outros artigos sobre apneia para chegar à conclusão de que há mais impactos caso pacientes sejam contamiandos pela Covid-19, com três vezes mais chances de ir a óbito.
Quem explica como a apneia pode agravar a Covid é o Dr. Plácido Menezes, ortodontista e expert em distúrbios do sono, que ajuda no tratamento de vários pacientes que procuram seu consultório.
Plácido introduz o tema com uma explicação de como ocorre a apneia do sono que são paradas respiratórias maior que 10 segundos, podendo ser uma diminuição ou obstrução na passagam de ar. A diminuição é uma hipoapineia, que é uma apneia menor, e a obstrução total, que é a apineia obstrutiva, com as paradas respiratorias, provocam um reflexo na parte cardíaca e neural.
"Quando a pessoa dorme ela abaixa o metabolismo, porque o corpo vai repousar. O ideal é que se tenha uma quantidade boa de sono profundo e de sono REM, para restaurar o sistema imunológico, ter a produção hormonal e reparar o organismo, enqunto no REM ocorre a reorganização cerebral", segundo o médico com a apneia vai haver um micro despertar neurológico saindo da zona profunda do sono e suspendendo a restauração do organismo. "Assim o cérebro envia um comando e para compensar a falta de oxigênio, o sistema cardíaco aumentas os batimentos, e esse batimento forçado ao longo do tempo, pode levar a pessoa a umpredisposição a irfartos e derrames" alertou.
Neste momento de apneia há uma queda de oxigenação, no mesmo passo que a Covid-19 também dimunui a oxigenação, pois influencia no consgestionamento pulmonar, fazendo o paciente absorver menos oxigênio, e se o nível de oximetria for menor que 90/80 comumente é motivo que leva a intubação deste paciente.
A desaturação durante a apneia é medida pelo IDO (Índice de Saturação de Oxigênio) onde o especialista calcula a gravidade da apineia. Esses fenômenos também acontecem com pessoas que roncam. Logo, as chances de letalidade aumentam.
De acordo com o Dr. Plácido, quem tem apneia do sono também ronca, sendo até mesmo indicativo de que a pessoa é um respirador bucal. "Quem respira pela boca tem mais predisposição a tudo isso, porque a língua é mal posicionada, e obstrui a passaem de ar, e pode desenvolver apineia com o passar dos anos", ressaltou.
Durante a entrevista mais uma surpresa, há formas de saber se uma mulher tem pre-disposição a ter apineia com simples questões como a regularidade do ciclo menstrual, sintomas da TPM e cólica, além de infertilidade. Segundo Plácido uma de suas pacientes voltou a ter o ciclo regular após iniciar o tratamento para a apneia.
Tratamentos
Os tratamentos são variados e devem ser feitos e orientados através de um profissional. O mais comum é o CPAP, é o método mais utilizado. Esse aparelho envia fluxo de ar positivo de forma constante às vias aéreas, durante o sono.
Existe também a Modulação Respiratória através de um aparelho intrabucal fazendo com que o paciente respire exclusivamente pelo nariz, melhorando a filtrazem e equalização do ar, e umidificação para que seja absorvido no pulmão.
O paciente também deverá passar por ozonoterapia e exercícios para reaprender a respirar pelo nariz. Para isso fica o aviso, para pessoas que sofrem com apneia do sono buscarem tratamento o quanto antes e evitar agravamentos tantos cardíaco quantos com infecções por coronavírus
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos

Ministério da Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Processo seletivo abre vagas para residência em Medicina de Família

Com mais de 300 casos de Aids no ano, MS reforça prevenção e cuidado no 'Dezembro Vermelho'

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS


Ortodontista, Dr. Plácido Menezes (Reprodução)



