Menu
Busca segunda, 17 de janeiro de 2022
(67) 99647-9098
Saúde

JD1TV: Anvisa quer restrições de voos da África, Bolsonaro e ministro são contra

Ministro da Justiça nem vacina quer exigir. Países diversos suspendem voos vindos da África do Sul

26 novembro 2021 - 18h01Méri Oliveira, com UOL

Diante da possível quarta onda de covid na Europa, nova cepa do Sars-CoV-2 identificada como B.1.1.529, oriunda do sul da África, e crescentes números de infecções no continente europeu, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou hoje (26) uma Nota Técnica para servir de subsídio e orientar decisões do governo brasileiro em relação à entrada de viajantes no país e restrições de voos. 

Nota Técnica 203/2021 – Recomenda medidas restritivas de caráter temporário em relação aos voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, em decorrência da nova variante do Sars-CoV-2 identificada como B.1.1.529.

A nota da Anvisa acaba por, de certa forma, bater de frente com fala do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que declarou ontem (25) ser contra a cobrança do certificado de vacinação contra a Covid-19 para liberar a entrada de viajantes no Brasil. “Não precisa. [A vacinação] Não impede a transmissão da doença.”

O presidente Jair Bolsonaro, ao ser questionado por um apoiador hoje (26), disse não ter como fechar aeroportos. "Tá vindo uma outra onda de covid aí, lamentável", disse o presidente, e quando um apoiador perguntou sobre a situação dos aeroportos, respondeu: "Que loucura é essa? Quer dizer que fechou o aeroporto, o vírus não entra? Não existe isso", respondeu Bolsonaro. 

O presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, disse ao UOL que "nós estamos diante de um cenário novíssimo, ontem, pesquisadores da África do Sul deram publicidade àquilo que haviam descoberto: uma nova variante em que, numa primeira análise, parece ser a responsável por um aumento significativo de covid-19 em algumas localidades da África do Sul e em outros países". 

Autoridades científicas e sanitárias se mostram preocupadas, segundo o UOL, porque essa variante seria a mais "significante" detectada até o momento, bem como, com alto potencial de propagação, já que tem uma proteína de espigão diferente daquela do coronavírus original, na qual se baseiam as vacinas contra a covid-19, aumentando, assim, a preocupação de que a B.1.1.529 possa superar a aproteção proporcionada pelos imunizantes. A Bélgica detectou hoje o primeiro caso da nova variante na Europa. 

A Comissão Europeia vai propor a suspensão de voos procedentes do sul da África, após a detecção da nova variante e, países como Itália e Alemanha proibiram ou pretendem proibir a chegada de viajantes daquelas regiões. Já o Reino Unido vai banir voos de seis países a partir de amanhã (27): África do Sul, Namíbia, Lesoto, Botsuana, Eswatini (antiga Suazilândia) e Zimbábue. 

Israel também detectou a nova variante na tarde de hoje (26), em uma pessoa vinda do Malawi, e admite a possibilidade de dois casos.

No Brasil, a efetivação das medidas citadas pela Anvisa, contudo, depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Confira a fala do presidente:

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Spray contra Covid e influenza deve chegar no Brasil ainda em fevereiro
Saúde
Câmara deve retomar trabalho remoto após aumento de casos de covid-19
Saúde
Mais 10 leitos de UTI são abertos em Dourados
Saúde
Drive para testes da Covid na capital terá mais 100 vagas diárias
Saúde
MS confirma morte de criança de 3 anos por H3N2
Saúde
Vacina é liberada para crianças a partir de 10 anos nascidas até julho; confira locais
Saúde
Três UPAs tem escala médica completa com clínicos e pediatras nesta segunda
Saúde
Brasil recebe segunda remessa de vacina pediátrica da Pfizer
Saúde
Covid: Brasil tem 22,9 milhões de casos e 620,9 mil mortes
Saúde
Vacinação contra Covid em crianças continua neste domingo; confira

Mais Lidas

Geral
Procura por Tânia entra no oitavo dia; militares seguem sem encontrar pistas da idosa
Polícia
Corpo de idosa é encontrado nua e com ferimentos na cabeça próximo a cemitério
Polícia
Motociclista morre após bater na traseira de caminhão parado na Vila Popular
Polícia
Idosa morre após ser arremessada de carro em acidente na BR-060