Menu
Busca segunda, 06 de dezembro de 2021
(67) 99647-9098
Governo Caravana SAude - dez21
Saúde

Mães de crianças com Espinha Bífida buscam informar sobre doença e prevenção

O grupo Mães e Mielos de MS formado há cinco anos, traz alternativas para prevenir sobre essa malformação que é pouco conhecida, mas muito grave.

25 outubro 2021 - 17h51Camila Farias

O mês de outubro é popularmente conhecido como ‘outubro rosa’, no entanto, o mês também pode ser considerado amarelo e vermelho, que traz a conscientização sobre a Espinha Bífida e Hidrocefalia - doença que não é muito conhecido pela população brasileira. 

A reportagem do JD1 Notícias conversou com a líder da ABSAM de Campo Grande (Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele) e mãe de um menino com lipomielomeningocele (um tipo de Espinha bifida), Cynthia Lescreck que contou sobre a gravidade dessa malformação que pode deixar sequelas por toda uma vida. 

Para Cynthia, o primeiro passo para lidar com a doença, é a prevenção que se da pela utilização de ácido fólico por todas as mulheres desde o início da vida sexual. A utilização do medicamento serve para prevenir que essa malformação ocorra durante uma possível gravidez.

“Os médicos indicam o uso do ácido fólico no início da gravidez, mas o certo seria que as mulheres iniciassem o uso antes mesmo de ficarem grávidas, pois muitas vezes a descoberta é tardia e a formação já foi prejudicada”, afirma Cinthya. 

Outra reivindicação, que ela com as mães do grupo Mães e Mielos de MS, é que a ultrassonografia morfológica seja realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para que possíveis problemas sejam identificados e alguns deles possam ser resolvidos ainda durante a gestação. 

“A mielomeningocele que é um dos tipos de Espinha Bífida que pode ser tratada por meio de uma cirurgia realizada ainda durante a gravidez. Para saber se é possível realizar a cirurgia, é necessário passar pelo ultrassom morfológico, mas é um exame caro. Com a possibilidade de fazer o exame pelo SUS, o próprio sistema dá o encaminhamento para a realização da cirurgia que até então só é feita em São Paulo”, declara Cynthia. 

O grupo Mães de Mielos MS, se formou com o intuito de informar outras pessoas sobre algo que pode acontecer durante qualquer gravidez, que não é de conhecimento geral e principalmente que pode ser evitada.

Malformação

A Espinha Bífida é um termo utilizado para o disrafismo espinhal, ou seja, uma malformação congênita onde não há o fechamento do tubo neural e uma ou mais vértebras não se formam ou fundem corretamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Neste domingo, apenas drive-thru do Albano Franco vacina contra covid
Saúde
Brasileiros devem redobrar cuidados no verão contra câncer de pele
Saúde
Covid: Vacina estará disponível em 12 locais neste sábado
Saúde
Mais de 1 milhão de doses da Janssen são liberadas e podem ser distribuídas
Saúde
OMS diz que Ômicron é "bastante infecciosa", mas não deve haver pânico
Saúde
Confira a escala médica de plantão nas UPAs e CRSs desta sexta-feira
Saúde
Dose de reforço é aplicada em 45 pontos da capital nesta sexta-feira
Saúde
Ministério confirma cinco casos da variante Ômicron no Brasil
Saúde
Interior vai receber cirurgias que só eram realizadas na Capital, diz Riedel
Saúde
AO VIVO: Governador lança nova etapa da Caravana da Saúde

Mais Lidas

Polícia
Jovem morre atropelado por caminhão enquanto dormia embaixo de árvore
Polícia
Tentativa de homicídio: Homem é enterrado vivo em MS
Polícia
Irmãos são esfaqueados em conveniência, um deles está em estado grave
Geral
TJ homenageou personalidades do estado