Menu
Busca sexta, 19 de agosto de 2022
(67) 99647-9098
TJMS Agosto 22
Saúde

Mais um caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil

Este é o 8º diagnóstico positivo

20 junho 2022 - 09h50Evelyn Thamaris

A semana se inicia com a conformação de mais um caso de varíola dos macacos no país, somando oito ao total até o momento. O diagnóstico positivo foi identificado em um homem de 25 anos, residente em Maricá, no Rio de Janeiro.

As informações são de que o rapaz não esteve fora do país nos últimos meses, no entanto teria tido contato com estrangeiros recentemente, situação na qual ele possivelmente pode ter contraído o vírus monkeypox.

O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio, que utilizou o método de Isolamento Viral para fazer o diagnóstico.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o paciente está com quadro clínico estável, sem complicações e é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do estado e do município.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

Casos investigados

Dois oito casos confirmados no país até o momento, quatro foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Há, ainda, seis casos em investigação.

O sétimo caso foi confirmado na sexta-feira (17), no Rio de Grande do Sul. As cinco pessoas que tiveram contato com o homem diagnosticado com varíola dos macacos no Rio de Janeiro não apresentaram sintomas até o sábado.

No sábado (18), a OMS informou que deixaria de tratar de forma diferenciada os casos em países onde a doença é considerada endêmica, ou seja, com circulação o ano inteiro, e os demais países.

A varíola dos macacos era considerada endêmica em países da África Central e da África Ocidental, mas nos últimos meses houve relatos da doença em diversos outros países não endêmicos, especialmente na Europa, que já responde por 84% dos casos notificados, segundo a OMS.

Entre os dias 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola do macaco, em 42 países, assim como um caso provável e uma morte.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Anvisa dispensa registro de vacinas e remédios contra varíola dos macacos
Saúde
Dia D de vacinação acontece neste sábado
Saúde
Cresce número de casos suspeitos de Monkeypox em Mato Grosso do Sul
Saúde
Mato Grosso do Sul é o 8º estado com mais casos de dengue do Brasil
Saúde
Hospital do câncer passa por situação de urgência e pede ajuda ao Estado
Saúde
Campanha multivacinação e imunização contra a Covid vai até 16h45
Saúde
Confira a escala médica de plantão nas UPAs e CRSs nesta quarta-feira
Saúde
Wolbito Em Casa: Projeto mobiliza 3 mil alunos de escolas municipais da Capital
Saúde
MS registra 24 óbitos por Covid-19 em uma semana
Saúde
Na escala desta terça-feira, 54 clínicos atendem pela manhã

Mais Lidas

Polícia
Dupla é indiciada por tentativa de triplo homicídio no Aero Rancho
Polícia
Filhos de idosa abandonada em casa cheia de fezes são encontrados
Polícia
Mulher é resgatada antes de ser queimada por facção em 'micro-ondas humano'; vídeo
Polícia
Morre encanador que caiu em buraco de obra em Campo Grande