Menu
Menu
Busca terça, 20 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Saúde

Marco regulatório dos agrotóxicos é aprovado

Nova resolução dá maior clareza aos critérios para avaliação e classificação toxicológica

23 julho 2019 - 14h55Rauster Campitelli, com informações da Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (23) o marco regulatório para agrotóxicos. A nova resolução atualiza e dá maior clareza aos critérios adotados para avaliação e classificação toxicológica desse tipo de produto, e ainda prevê alterações nos rótulos e na bula dos agrotóxicos para facilitar a identificação de riscos para a saúde humana. O novo marco apresenta mudanças que envolvem regras de disposição de informações, palavras e imagens de alerta.

As empresas terão um ano para se adaptarem às novas regras. O prazo contará a partir da publicação do novo marco no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias. Em relação aos produtos que já estão em circulação, a reclassificação será feita pela Anvisa que publicou edital requerendo informações sobre os produtos. De acordo a agência, já foram enviados dados para reclassificação de aproximadamente 1.950 agrotóxicos registrados no Brasil, quase 85% do volume total (2.300) em circulação.

O marco regulatório dos agrotóxicos foi criado em harmonia com regras internacionais seguidas pelos países da União Europeia e da Ásia, o que, segundo a Anvisa,  fortalece as condições de comercialização de produtos nacionais no exterior, além de garantir mais clareza de informações.

“A rotulagem é o que publiciza a avaliação do risco dos produtos. Por isso, a sociedade precisa conhecer o rótulo”, disse o diretor da agência Renato Porto, após participar da reunião que aprovou o documento. "Será possível comunicar melhor os perigos ao agricultor, que é mais vulnerável às substâncias por ser quem manipula tais produtos", acrescentou.

A classificação da toxidade dos produtos prevista no marco poderá ser determinada a partir dos componentes presentes nos produtos, impurezas ou na comparação com produtos similares. Para cada categoria, haverá a indicação de danos possível em caso de contato com a boca (oral), pele (dérmico) e nariz (inalatória).

Produtos “Extremamente Tóxicos” e “Altamente Tóxicos” - categorias 1 e 2, respectivamente - terão uma faixa de advertência vermelha. Produtos “Moderadamente Tóxicos” (categoria 3) terão uma faixa de advertência amarela. Já os produtos “Pouco Tóxico” e “Improvável de Causar Dano Agudo” - categorias 4 e 5 - terão uma faixa azul.

De acordo com a autoridade sanitária, nos processos de registro e monitoramento de agrotóxicos cabe à Anvisa avaliar questões relacionadas à saúde humana. Ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) cabem responsabilidades relacionadas às questões ambientais. Já as questões agronômicas e o registro de uso agrícola ficam a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ambulâncias do Samu 192
Saúde
Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde
UPA Santa Mônica
Polícia
Denúncia expõe homem se masturbando e médico por assédio em UPA de Campo Grande
Vacina contra a dengue de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan
Saúde
SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro
Canetas emagrecedoras podem ser prejudiciais
Saúde
Uso indiscriminado de canetas emagrecedoras acende alerta na saúde
Fiocruz
Saúde
Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades
Fachada da SESAU
Saúde
Conselho notifica Ministério Público após contas reprovadas da Sesau
As atividades de recebimento, organização e distribuição seguem em andamento
Saúde
Novos lotes de medicamentos e insumos chegam à Capital
Remédios estavam em várias caixas
Saúde
Medicamentos são descartados e encontrados em bueiro de Nova Andradina
A coleta pode ser feita na unidade básica de saúde, no hospital onde ocorreu o parto ou, na capital, em unidades do IPED/APAE
Saúde
Teste do pezinho ampliado é ofertado pelo SUS em MS e detecta mais de 40 doenças
Dengue segue presente no estado
Saúde
Sem mortes no ano, MS contabiliza dois casos de dengue em janeiro

Mais Lidas

Edilson foi morto a facadas
Interior
VÍDEO: Adolescente mata companheiro de trabalho a facadas em pousada de Miranda
Crime aconteceu no bairro Nova Lima
Polícia
AGORA: Filho mata o próprio pai com tiro em briga no Nova Lima
UPA Santa Mônica
Polícia
Denúncia expõe homem se masturbando e médico por assédio em UPA de Campo Grande
A Energisa avaliará os danos internos no condomínio
Cidade
Pane elétrica em poste de luz provoca apagão e mobiliza moradores de condomínio