Ministério da Saúde disse, nesta sexta-feira (28) que não reconhece os dados de um relatório divulgado nesta quinta-feira (27) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Observatório de Saúde da Infância, que aponta que a as internações de bebês com menos de 1 ano de idade por desnutrição chegaram ao maior nível em 13 anos.
“É importante esclarecer que as informações utilizadas não contêm qualquer respaldo oficial ou científico e estão em desacordo com as informações enviadas ao Ministério da Saúde pelos entes federativos”, disse a pasta em comunicado.
No entanto, os pesquisadores da Fiocruz disseram que se basearam em dados do Sistema de Informações Hospitalares, que apontam 2.979 hospitalizações em crianças menores de um ano ao longo de 2021, o que equivale a oito hospitalizações por dia.
O coordenador do Observa Infância e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Cristiano Boccolini, disse que diversos fatores podem estar relacionados com esse nível de desnutrição.
"Às vezes, a mulher tem que conseguir um bico ou um trabalho, um subemprego, ou um trabalho em condições informais ou mesmo formais, mas que não dispõe mais da licença maternidade de 4 meses, férias etc, ou não dispõe de nenhuma rede de proteção que ampare ela a manter o aleitamento materno, e acaba tendo que comprar leites ou fórmulas", explicou.
O assunto de fome no Brasil já veio à tona, nesta quinta-feira (27), até na Câmara Municipal de Campo Grande, onde o vereador Sandro Benites (Patriota) disse que não existe fome no país e utilizou expressões que foram classificadas como gordofóbicas para se referir a uma cidadã que acompanhava a sessão.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Covid-19 em MS: Bebê de 11 meses é uma das vítimas na última semana

Registro de vacina contra bronquiolite é aprovado pela Anvisa

Plantão de vacinação acontece em três unidades e dois shoppings neste sábado

Autoteste para diagnóstico de HIV é oferecido gratuitamente na Capital

Prefeitura entrega obra de reforma e acessibilidade da USF Vila Nasser

Estudo aponta que ter tido zika aumenta risco de quadro grave de dengue

Cirurgia robótica na urologia é tema do Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira

Sete morrem e mais 995 são infectados pela covid em MS

Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde
