A secretaria estadual de Saúde decidiu, nesta segunda-feira (24), manter a faixa etária de vacinação contra a dengue em Mato Grosso do Sul.
No último sábado (22), o Ministério da Saúde autorizou ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a doença em estados e municípios com doses prestes a vencer. No entanto, segundo a SES, as doses de vacinas contra a dengue prestes a vencer já foram administradas em pacientes de Mato Grosso do Sul.
Ao todo, o Estado tinha 3.790 doses do lote que venceria no fim deste mês. Entretanto, os imunizantes foram enviados e aplicados em moradores de Corumbá, Ladário e Chapadão do Sul.
A campanha de vacinação contra dengue em Mato Grosso do Sul é exclusiva para todas as crianças e adolescentes de 10 anos completos a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). São duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
De acordo com a SES, caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
Ampliação nacional
O Ministério da Saúde recomendou que os governos locais liberem, de forma preferencial, a aplicação de doses da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A medida vale para as localidades que tenham lotes com vencimento em 30 de junho e 31 de julho.
A ampliação temporária do público-alvo já havia sido adotada em abril, diante da baixa procura e da proximidade do vencimento de lotes. À época, a medida serviu para evitar o desperdício de imunizantes com validade até 30 de abril.
O Ministério da Saúde não informou quantas doses estão disponíveis com vencimento em junho e julho. Também não disse quais são os estados e municípios com lotes prestes a vencer.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

Conselho notifica Ministério Público após contas reprovadas da Sesau

Novos lotes de medicamentos e insumos chegam à Capital

Medicamentos são descartados e encontrados em bueiro de Nova Andradina

Teste do pezinho ampliado é ofertado pelo SUS em MS e detecta mais de 40 doenças

Sem mortes no ano, MS contabiliza dois casos de dengue em janeiro

Programa 'Cinturão Ortopédico' registra quase 2 mil atendimentos em MS

Prefeitura libera R$ 3,4 milhões para hospitais garantirem piso da enfermagem

Com foco em eficiência e segurança, Hospital Regional de Dourados opera 100% digital

Profissional da área da saúde preparando a vacina para aplicação (Foto: Divulgação/PMCG)


