Equipes do mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha acontece na região do Bairro Guanandi neste fim de semana (23 e 24). Com efetivo de 70 agentes de combate de endemias (ACE) o objetivo é vistoriar três mil imóveis e destinar corretamente materiais inservíveis que possam acumular água.
O bairro faz parte da estratégia de intensificação da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) para ampliar as ações de prevenção e combate ao mosquito e diminuir os casos das doenças na população. No Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de janeiro, a região do Guanandi era considerada local de risco apresentando Índice de Infestação Predial (IPP) de 5,6% dos imóveis vistoriados com focos e larvas.
Outros bairros da capital já foram alvo de ações semelhantes. Na região da Moreninhas e Centro-Oeste os resultados foram positivos, com redução da presença de focos em mais de 60%.
Casos
Segundo o Boletim Epidemiológico da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) desta sexta-feira (22), somam 12.991 notificações de dengue em Campo Grande. A quantidade de casos registrados este ano é inferior às 28,5 mil notificações na última epidemia da doença em 2016.
Para o secretário de Saúde Marcelo Vilela, a população também deve colaborar eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito, além de limpar calhas de telhados, limpar e tampar ralos não utilizados e caixas d’água.
“O poder público está fazendo a parte dele, mas contamos com a colaboração de todos nesta luta contra o Aedes. Estamos intensificando as ações, colocando o máximo de contingente possível nas ruas para eliminar os materiais inservíveis que possam acumular água e a população pode contribuir”, afirmou Vilela.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS recebeu mais de 84 mil doses da vacina contra Influenza

Sesau adota plano para mitigar impactos da superlotação em postos da Capital

Mais de 25 mil doses: Campo Grande inicia vacinação contra Influenza nesta quinta

Ministério da Saúde entregará 35 milhões de doses da vacina da gripe até o fim de março

Campo Grande e Ponta Porã terão novas ambulâncias do Samu do Governo Federal

UPAs atendem com 20 pediatras pela manhã e 25 à noite neste sábado

Gratuito para a população: Parque das Nações receberá Feira da Saúde neste sábado

Farmacêuticos acreditam que nova resolução "facilitaria" atendimento à população

Governo de MS investiu R$ 2,3 bilhões na saúde em 2024
