Menu
Busca domingo, 24 de outubro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS outubro21
Saúde

Natural de Campo Grande, fundador do PT morre de Covid-19 aos 67 anos

Carlos Neder nasceu em Campo Grande e devido à complicações faleceu na noite de sexta-feira

25 setembro 2021 - 15h25Matheus Rondon

Aos 67 anos, faleceu na noite de sexta-feira (24), o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), Carlos Neder, vítima da Covid-19. Neder estava internado no hospital São Camilo, em São Paulo, desde 8 de agosto devido à doença. Carlos Neder nasceu em Campo Grande (MS), e foi para São Paulo em 1970.

Em nota oficial, o Coletivo Cidadania Ativa, do qual o médico fazia parte, confirmou a morte. Na mensagem, o coletivo destaca que Neder “trilhou um caminho de lutas e sonhos” e “deixou seu legado na história do Estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência e a reforma agrária popular”. O coletivo informou ainda que não haverá velório do líder político devido à pandemia. “Que nossos pensamentos de paz e gratidão alcancem todos os familiares e amigos”, concluiu.

Em São Paulo ingressou na Faculdade de Medicina da USP em 1973. Formou-se em 1979 e em agosto de 1980 assumiu como médico no Centro de Saúde de Cidade A. E. Carvalho, na zona leste da capital paulista. Em 1985 foi diretor de Planejamento do Módulo de Saúde de Itaquera. Convidado pela prefeita Luiza Erundina, foi chefe de gabinete (1989-1990) e secretário de saúde (1990-1992).

Neder foi eleito vereador pela primeira vez em 1996 e exerceu quatro mandatos na Câmara Municipal. Posteriormente, em 2005, assumiu pela primeira vez como deputado estadual, na condição de suplente em exercício, tendo sido reeleito para um terceiro mandato estadual na legislatura 2015-2018.

Na nota, o Coletivo Cidadania Ativa disse que Neder era "Generoso, chato, empático, respeitoso, comprometido, tímido, leal, atento, persistente, teimoso, inteligente.

Deixou seu legado na história do Estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência, a reforma agrária popular. Revolucionou a capital como Secretário de Saúde do governo Luiza Erundina, ampliando serviços ao mesmo tempo que fortalecia os instrumentos de democracia e participação popular na política. Foi um dos fundadores do PT e se dedicou a lutar pelas bandeiras históricas do partido.

Neder vive em nós, porque somos um projeto político que teima em garantir uma vida com direitos, assim como ele teimou.

- Informamos que não haverá velório, tendo em vista a necessidade de não promover aglomerações. Que nossos pensamentos de paz e gratidão alcancem todos os familiares e amigos."

Unica - primavera

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Vídeo: Secretário de Saúde chama adolescentes para multivacinação neste sábado
Saúde
Sábado tem vacinação em mais de 20 pontos de Campo Grande
Saúde
Liberado certificado de vacinação para quem tomou vacinas diferentes
Saúde
Vacinação acontece em mais de 20 pontos neste sábado
Saúde
Sem Casos de Covid, Estado tem saldo negativo nesta sexta
Saúde
Brasil recebe nova remessa de vacinas da Pfizer
Saúde
Vacina contra a Covid estará disponível em 41 pontos
Saúde
Veja a escala de plantão médico nas UPAs nesta sexta
Saúde
Covid: Nova variante, mais contagiosa que Delta, é descoberta
Saúde
Estudo do Butantan em Serrana mostra 99% de efetividade da CoronaVac

Mais Lidas

Vídeos
Tempestade atinge Bodoquena agora
Vídeos
Granizo em Dois Irmãos
Vídeos
Tempestade com granizo atinge Campo Grande agora
Vídeos
Vídeo: Fogo na fiação elétrica deixa funcionário da Energisa preso em uma 'chuva' de faísca