Menu
Menu
Busca segunda, 09 de fevereiro de 2026
Saúde

OMS alerta para maior resistência do vírus da HIV contra medicamento antirretroviral

Resistência atingiu mais de 19% das pessoas com histórico de tratamento contra a doença

06 março 2024 - 16h52Pedro Molina     atualizado em 06/03/2024 às 16h53

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta terça-feira (5), que o medicamento dolutegravir, antirretroviral utilizado contra a HIV, apresentou níveis altos de resistência em humanos em relação ao observado em ensaios clínicos.

Segundo a OMS, dados de observação e pesquisa enviados por diferentes países mostraram que, para alguns grupos populacionais, o medicamento não foi tão eficaz em suprimir a atividade do HIV em seus organismos. Não foi informado quais medicamentos informaram tais dados sobre o medicamento.

Desde 2018 o dolutegravir é recomendado como o tratamento preferencial de primeira e segunda linha para o HIV, já que estudos apontaram que ele é mais eficaz, mais fácil de tomar e causa menos efeitos colaterais do que outros medicamentos.

Apesar disso, os novos dados mostraram que a resistência variou de 3,9% a 8,6% e atingiu 19,6% das pessoas com histórico de tratamento e que fizeram a transição para uma terapia antirretroviral contendo o medicamento em questão.

“A evidência preocupante de resistência em indivíduos com carga viral não suprimida – apesar do tratamento com dolutegravir – sublinha a necessidade de maior vigilância e de esforços intensificados para otimizar a qualidade da prestação de cuidados ao HIV”, afirmou Meg Doherty, diretora do Departamento Global de HIV, Hepatites e Doenças da OMS.

O relatório também apontou casos de resistência de medicamentos inibidores da transferência da cadeia da integrase, como o dolutegravir, em pacientes que receberam outro medicamento, chamado cabotegravir ou CAB-LA.

O medicamento, vendido com o nome de Apretude, é um remédio injetável de ação prolongada, que funciona como uma profilaxia pré-exposição (PrEP), e serve como uma camada extra de proteção contra a infecção pelo vírus.

“Apesar do possível risco, a OMS recomenda a implementação do CAB-LA para a PrEP e pede que a expansão da estratégia seja acompanhada por uma vigilância padronizada da resistência aos medicamentos entre pessoas com resultados positivos para o HIV enquanto passam pelo tratamento”, informou a agência de saúde.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Diversos produtos irregulares foram apreendidos
Saúde
Saúde de MS monta força-tarefa permanente contra canetas emagrecedoras ilegais
Dr. Plácio recebeu no Saúde e Bem-Estar, o Dr. Marcelo Bezerra
Saúde
Saúde e Bem-Estar: Cirurgião detalha tecnologias de lipoaspiração de definição muscular
Referência em média e alta complexidade em Mato Grosso do Sul, o HRMS realizou, no último ano, mais de 12 mil cirurgias e procedimentos cirúrgicos.
Saúde
Hospital Regional retoma cirurgias bucomaxilofaciais e opera jovem de 20 anos
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Saúde
Novo PAC: Lula anuncia novos investimentos para ampliar atendimento no SUS
Foto: Reuters/George Frey/File Photo
Política
Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil
Assinatura aconteceu durante reunião
Saúde
Saúde de MS tem meta de manter a maior cobertura vacinal do país
Foto: Mireli Obando
Saúde
Brasil deve registrar 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, aponta INCA
Serviço de odontologia é gratuito por meio do SUS
Saúde
Saiba como utilizar gratuitamente o serviço de odontologia pelo SUS em MS
Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas; OMS emite alerta
Saúde
Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas; OMS emite alerta
Novas regras passam a valer para doação
Saúde
Doadores que usam canetas emagrecedoras passam a ter novas regras no Hemosul

Mais Lidas

Gislaine Esther Lubas Moreira Moura
Geral
Morre a advogada e professora Gislaine Moura
Imagem ilustrativa
Polícia
Menina de 2 anos é embebedada e socorrida com traumatismo craniano na Capital
Imagem Ilustrativa
Polícia
Passageiro se sente ameaçado depois de levar 'cantada' em corrida de moto por aplicativo
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mulher é baleada na cabeça durante ataque a tiros na Cafezais