O comitê de especialistas reunido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar o cenário da pandemia decidiu que ainda não é a hora de rebaixar a classificação da Covid, segundo eles a situação sanitária continua sendo uma emergência de saúde pública mundial.
Embora os novos casos e óbitos provocados pelo coronavírus estejam caindo em todo o mundo, os especialistas consideram que a pandemia provocada pela doença continua a afetar negativamente a saúde das populações em todo o mundo, ainda há um risco contínuo de disseminação internacional e, por isso, existe a necessidade de uma resposta coordenada entre os países.
“Infelizmente a realidade se impõe. A constatação é que a situação está longe de estar finda. A circulação do coronavírus ainda está alta, com mortalidade e mutação do vírus”, disse o professor Didier Houssin, presidente do comitê reunido pela OMS. A decisão foi tomada na segunda-feira (11) pelo comitê composto por 37 autoridades em saúde pública do mundo e anunciada nesta quarta (13) em coletiva de imprensa.
Houssin afirmou que este ainda não é momento de enfraquecer a vigilância sanitária, diminuir o ritmo das campanhas de vacinação ou baixar a guarda em relação proteção. “A recomendação do comitê é a de que não é hora de baixar a guarda. É uma recomendação extremamente forte”, disse.
O comitê trabalha para definir critérios mais rigorosos que possam garantir o fim do estado de urgência de saúde pública com segurança. Segundo Houssin, devem ser levados em consideração os critérios epidemiológicos, de reações nos locais onde a circulação ocorre, de assistência internacional, e troca internacional.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa proíbe circulação de pomadas de cabelo que causam efeitos adversos graves

Saúde divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023

Saiba onde encontrar médicos nas UPAs e CRSs da Capital nesta quarta-feira

Covid: mais 7 pessoas morreram na última semana em MS

Campo Grande é a 3ª cidade do Centro-Oeste com a maior oferta de auriculoterapia

MS recebe 45 mil doses de vacina contra a Covid para crianças nesta terça

OMS decide por manter a Covid como uma emergência de saúde pública

Para reforçar atendimento à saúde, 43 médicos foram convocados na Capital

Cassems inaugura novos leitos de oncologia e terapia semi-intensiva
