A Organização Mundial da Saúde (OMS) está investigando o surgimento de uma nova linhagem do vírus causador da Covid, a XBB.1.16, que atualmente é apontada como uma das causas pelo novo pico da doença na Índia.
A diretora técnica da OMS, Maria Van Kerkhove, confirmou durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29) que a variante está em circulação já fazem alguns meses, com sequências já registradas em 22 países.
Segundo estudos iniciais, a XBB.1.16 apresenta uma mutação adicional na proteína spike, responsável pela capacidade do vírus de entrar em células humanas para se reproduzir, e é mais transmissível que as variantes atuais.
“Estamos monitorando porque a variante tem mudanças potenciais que precisamos ficar de olho no momento”, explicou Van Kerkhove.
Apesar das descobertas iniciais, ainda não é possível se afirmar se a XBB.1.16 pode causar sintomas mais graves que as variantes atuais.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tratamento de câncer de tireoide passa ter cobertura obrigatória

Com 54% abaixo da cobertura vacinal, imunização contra gripe continua em MS

Mais seis pessoas morreram de covid-19 em MS na última semana, diz boletim

Saúde: Campo Grande entre as 10 melhores do país

Supermercado e 5 unidades de saúde têm plantão de vacinação neste sábado

Plantão UPAs: Confira escala médica deste sábado na Capital

AO VIVO: Dra. Sandra Helena fala sobre cuidados e causas de doenças do coração

Saúde e Bem-Estar recebe a cardiologista Sandra Helena nesta sexta-feira

Medicamentos para tratamento de câncer de mama podem ser incorporados ao SUS
