Menu
Busca segunda, 24 de junho de 2019
(67) 99647-9098
Saúde

Outono pede cuidados especiais com a pele e cabelos

Dermatologista dá algumas dicas para minimizar os efeitos da estação

18 maio 2019 - 17h50Rayani Santa Cruz, com informações da assessoria

Com temperaturas mais baixas e menor umidade do ar, típicas do outono/inverno, tanto a pele quanto os cabelos podem sofrer alterações, trazendo desconforto e reclamações. Até o começo da primavera, a tendência é de um ressecamento cada vez maior, de acordo com o dermatologista José Jabur da Cunha, da Altacasa Clínica Médica e chefe do setor de Cirurgia Dermatológica da Santa Casa de São Paulo.

"Manter a hidratação é fundamental. A tendência é a pele ficar mesmo mais ressecada. Não deixe de passar hidratantes (melhor se indicados para peles secas), principalmente em áreas como pernas, joelhos e cotovelos", orienta o dermatologista. Já em relação aos cabelos, o especialista destaca alguns cuidados importantes: "Evite lavar o cabelo com água muito quente e à noite; e não durma com o cabelo molhado ou preso", explica.

Então, se você quer manter a pele e os cabelos bem cuidados nos dias mais frios de outono e inverno, preste atenção às orientações do Dr. José Jabur.

Beba muita água – Se você não costuma beber muita água, comece a andar com uma garrafinha a tiracolo diariamente. No outono e inverno, ingerir pelo menos 1,5 litro de água por dia ajuda a hidratar ainda mais e evita problemas na pele causados pelo clima.

Hidratação do corpo – Se você usa um tipo específico de hidratante, saiba que muitas vezes não é preciso trocá-lo, basta intensificar o cuidado com a pele.

Cuidado com os lábios – Para não deixar que os lábios sofram com a ação do ar seco e frio, que pode causar rachaduras e até lesões, use sempre um protetor hidratante labial.

Atenção à temperatura do chuveiro – O banhos quentes são muito comuns no inverno. Mas apesar de bastante relaxantes, eles deixam a pele ressecada, o que pode piorar com as temperaturas baixas e o clima seco da estação.

Evite o ar condicionado – Como ele costuma ressecar a pele, procure usá-lo somente no verão ou quando o tempo estiver bem quente.

Fuja do uso contínuo de buchas – Usar bucha no banho acaba removendo a camada de proteção da pele que ajuda a mantê-la hidratada naturalmente. Além disso, o uso excessivo de sabonetes também pode ter esse efeito. No inverno os banhos são mais demorados e muitas vezes são um vilão da pele seca. Prefira banhos mais rápidos e sem exageros.

Umidifique o ar – Para deixar o ambiente da casa ou do escritório mais úmido, coloque um vaporizador ou uma bacia com água. Se escolher a segunda opção, não se esqueça de trocar a água da bacia diariamente.

Protetor solar – O uso do protetor solar é importante mesmo em dias com sol fraco, dias nublados ou com chuva. Para quem preferir, algumas marcas de protetor solar já costumam vir com o FPS associado a hidratantes.

Lave o rosto antes de dormir – O rosto acumula impurezas durante o dia. Para desobstruir os poros e deixar a pele limpinha, procure sempre higienizar o rosto antes de dormir para, em seguida, aplicar um hidratante.

Assembleia para todos - junho-19

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Em MS, 21 municípios serão contemplados com o Mais Médicos
Saúde
Nove pediatras atendem em duas UPAs nesta manhã de segunda-feira
Saúde
Cirurgias na Caravana são antecipadas para este domingo
Saúde
Caravana da Saúde segue com atendimentos no fim de semana
Saúde
Contra queda na vacinação, Ministério da Saúde vai à Campus Party
Saúde
Catarata é a maior demanda da Caravana da Saúde
Política
Nelsinho Trad convoca reunião com Mandetta para tratar de recursos para saúde
Saúde
Caravana da Saúde retoma atendimento e deve fazer 2 mil cirurgias
Saúde
Prefeitura convoca 22 médicos para reforçar atendimento na capital
Saúde
Anvisa suspende venda de 51 planos de saúde

Mais Lidas

Polícia
Vídeo- Ao voltar de festa junina, jovens morrem em acidente de moto
Brasil
Pai encontra corpo da filha desaparecida na casa do ex-namorado
Polícia
Ex-namorado mata mulher a golpes de canivete
Polícia
Pai atira em filho por causa de cobrança de dívida e foge