Menu
Busca terça, 15 de junho de 2021
(67) 99647-9098
FIEMS - julho21
Saúde

Para conscientizar a população, Defesa Civil emite alertas sobre a pandemia

Os leitos de UTI das macrorregiões estão com 100% de ocupação em todo estado

07 junho 2021 - 15h12Brenda Assis

No dia em que a taxa de ocupação de leitos SUS/UTI está acima de 100% em 3 das 4 macrorregiões do Estado, a Defesa Civil passou a emitir alertas via SMS sobre o risco de contaminação do coronavírus.

Por volta das 11h desta segunda-feira (7), os moradores de Mato Grosso do Sul receberam duas mensagens, em uma delas, o texto fala sobre denunciar festas clandestinas, pratica comum para burlar a fiscalização. “RISCO EMINENTE DE COLAPSO no sistema de saúde do MS devido a pandemia. DENUNCIE FESTAS CLANDESTINAS.”

Já na segunda mensagem, o alerta trás o número de óbitos registrados nas ultimas 24h. “Defesa Civil ESTADUAL informa: 7.185 óbitos confirmados. 1.650 casos registrados hoje. 63 óbitos registrado hoje. COVID-19 MATA. PROTEJA-SE.”

O coordenador da Defesa Civil, Tenente Coronel Fábio Catarinelli, disse ao JD1 Notícias que os alertas existem desde 2017, mas com a pandemia do coronavírus, passaram a trazer também informações sobre a doença. “Uma das ações que ficaram estabelecidas desde o começo é informar a população sobre a situação do coronavírus no Estado. Acreditamos que esse alerta pode ajudar na conscientização das pessoas sobre a doença”, disse.

Vale ressaltar que para receber os alertas da Defesa Civil via SMS, é preciso estar cadastrado no sistema. Para realizar essa operação, basta enviar um SMS para o número 40199, informando o CEP de onde mora. “É preciso informar as pessoas que não iremos ter acesso ao número de telefone delas, esse SMS vai pra um sistema federal e de lá é encaminhado para as pessoas”, finaliza.

Durante o boletim epidemiológico desta segunda-feira, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, falou em risco eminente de colapso no sistema de saúde. “É preciso medidas mais enérgicas em todo Mato Grosso do Sul”, disse o secretário sobre as medidas de combate à doença.

A taxa de ocupação de leitos SUS/UTI está acima de 100% em 3 das 4 macrorregiões do Estado. Na macrorregião de Campo Grande a ocupação é de 108%, Dourados 104%. Três Lagoas 109% e Corumbá com 100%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Mais três pacientes covid são transferidos de MS por falta de leitos de UTI
Saúde
Obesidade como fator para agravamento da Covid-19 será debate na Câmara
Saúde
Leite materno transmite anticorpos contra a Covid-19, dizem pesquisas
Saúde
Atraso: vacinas da Janssen não chegarão ao Brasil amanhã
Saúde
Ainda sem leitos, MS transferiu mais dois pacientes covid para SP
Saúde
Covid: Butantan entrega mais um milhão de doses de vacina ao PNI-
Saúde
“Não há vagas em leito UTI na rede pública no Estado”, alerta Geraldo
Saúde
Saiba como será o atendimento médico nas UPAs nesta segunda
Saúde
Covid - MS ultrapassa um milhão de pessoas vacinadas com primeira dose
Saúde
Covid - Sem novas doses, Capital não tem vacinação nesta segunda

Mais Lidas

Cidade
Marquinhos autoriza comércio a operar
Geral
AO VIVO: Motorista é preso após tombar caminhão ao lado do Damha
Brasil
Criança morre após ser picada por escorpião
Geral
Governo manda prefeitos "assumirem seus atos"