Um estudo realizado por cientistas da universidade de Pequim, na China, descobriu que a variante BA.2.86 do vírus da Covid, nomeado de Pirola, não é tão perigosa quanto se acreditava inicialmente.
Apesar de ser uma linhagem do vírus “radicalmente diferente” da Ômicron, variante mais próxima da Pirola, ela aparenta ter 60% menos capacidade de infecção quando comparada com seu “parente”.
Durante o estudo, os pesquisadores encontraram cerca de 30 mutações na proteína Spike dessa nova cepa. Essa parte do vírus é a atacada por vacinas, o que pode levar a uma redução na capacidade do corpo em identificar essa variante em um primeiro momento.
Apesar disso, o biomédico Yunlong Cao, responsável pelo estudo, apontou que a diminuição observada na capacidade de imunização foi de dois pontos, e destaca que somente uma redução de oito pontos seria capaz de ameaçar a eficácia das vacinas.
“Eu diria que a variante Pirola vai circular lentamente na população. Ela não será capaz de competir com outras cepas predominantes rapidamente”, explicou o profissional à CNN Internacional.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa da Saúde será transferida para o Albano Franco esta semana

Plantão de vacinação vai até às 19h neste domingo

Sábado é o último dia para aproveitar a Campanha de Multivacinação

Vacinação tem plantão neste sábado; confira os locais

Plantão UPAs: Confira escala de médicos e pediatras deste sábado

Homem desenvolve doença cerebral como sequela da Covid e morre meses depois

Brasil prepara inclusão de vacinas de Covid no calendário de rotina

Casos de SRAG seguem em queda em MS

Dengue: MS registra uma morte e 871 novos casos em sete dias
