Menu
Busca sábado, 11 de julho de 2020
(67) 99647-9098
TJMS julho20
Saúde

“Prefeitura fará barreiras sanitárias surpresa”, afirma Marquinhos

Medida foi adotada nas ultimas terça (26) e quarta-feira (27). Imprensa será avisada poucas horas antes do bloqueio

28 maio 2020 - 14h35Flávio Veras

O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad anunciou nesta quinta-feira (28), que a as barreiras sanitárias nas cinco entradas da capital,serão realizadas de forma esporádica. Segundo Marquinhos, o objetivo é verificar a saúde de motoristas e passageiros, além de conferir a documentação deles e dos veículos.

Ainda conforme o prefeito, as barreiras serão realizadas forma “relâmpago” e a imprensa será informada apenas poucas horas do que elas acontecem. “Os motoristas e passageiros serão fiscalizados e examinados de surpresa rotativamente. Dessa forma iremos bloquear ainda mais o avanço do coronavírus no município”, explicou.

Em relação ao isolamento social, Marquinhos afirmou que as pessoas estão deixando de cumpri-lo, pois a população pode estar achando que esse vírus já foi superado. “Quando o cidadão tem esse tipo de pensamento é quando esse vírus sorratóriamente vem o ataque. O índice de isolamento da nossa cidade tem caído a cada dia que passa, no geral estamos com 37% de obediência, quando a taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 70%, ou seja, nós estamos quase 50% abaixo dela. Portanto, eu peço fiquem em casa e, só saiam se for necessário”, finalizou.

Balanço

Mais de 9,2 mil veículos foram desinfetados e 16,3 mil pessoas abordadas durante os dois dias de barreiras sanitárias em cinco das principais saídas de Campo Grande, segundo os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os locais mais movimentados foram nas saídas para Terenos e Sidrolândia, por onde circularam 58% das pessoas que entraram na Capital. 

Durante as barreiras, foram colhidos dados dos passageiros que estivessem nos veículos a fim de identificar pessoas que pudessem ser portadoras do novo coronavírus, causador da Covid-19. Ao todo foram identificadas 45 pessoas com sintomas gripais, sendo que 28 desses casos foram considerados suspeitos. 

Todos os passageiros suspeitos de estarem contaminados foram submetidos a testes rápidos, e em nenhum dos casos o exame confirmou a suspeita dos profissionais que estavam nas barreiras. Essa identificação consiste na aferição de temperatura corporal, aplicação de formulários para casos assintomáticos e sintomáticos para Covid-19, além de orientação sobre as medidas de prevenção da Covid-19. Os veículos ainda passam por um processo de desinfecção dos pneus antes de seguir viagem. 

Operação

A operação começou na quarta-feira (27) tendo uma segunda etapa ontem (28) e envolveu mais de 200 pessoas, contando com apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Civil Metropolitana, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

PMCG Refis

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Frigorífico interrompe atividades para frear surto de coronavírus em Juti
Saúde
MS registra 708 casos de coronavírus nas últimas 24h
Saúde
Confira a escala médica da capital neste sábado
Saúde
Hemosul convoca doadores dos sangues O positivo e negativo e A negativo
Saúde
China alerta para nova pneumonia mais mortal que a Covid-19
Saúde
Coronavírus: com 509 novos casos MS já alcança 12.261 confirmações
Saúde
AO VIVO – Atualização de casos de coronavírus no MS
Saúde
Menino de 10 anos ajuda mãe dar luz a irmão no banheiro de casa
Saúde
Saiba onde terá pediatra ou clínico geral atendendo nesta sexta
Saúde
Prefeitura garante R$ 9,5 milhões para a Santa Casa

Mais Lidas

Saúde
Frigorífico interrompe atividades para frear surto de coronavírus em Juti
Polícia
Idoso cai do 8º andar, sobrevive e está em observação na Santa Casa
Geral
“Imagem de Jesus” é encontrada em tronco de árvore podado no interior
Geral
Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões neste sábado