Foi assinada nesta sexta-feira (22), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a portaria que estabelece o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin) por conta da Covid.
A portaria irá entrar em vigor 30 dias após a sua publicação no Diário Oficial da União, que, de acordo com Queiroga, deve ocorrer de forma excepcional ainda hoje.
O estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional começou a entrar em vigor em fevereiro de 2020 após a OMS declarar emergência internacional de saúde pública.
"Sei que os secretários de estados e municípios pediram tempo maior. Não vejo muita dificuldade para que secretarias estaduais e municipais se adequem ao que já existe na prática. Porque o ato normativo só vem ratificar o que já existe na prática. Como falar de emergência sanitária se hoje está acontecendo carnaval em várias cidades do Brasil?", disse o ministro.
Queiroga, quando perguntado sobre o uso obrigatório de máscaras, afirmou que isso depende dos decretos que existem em cada estados e municípios.
"Na minha visão esse tipo de medida não faz sentido. A portaria só tem a prerrogativa de encerrar a Espin, o que decorre daí as vezes depende de decretos de estados, municípios. Tudo vai dar trabalho para o ministro Ricardo Lewandowski. A minha expectativa é que se acabe essas exigências", explicou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vacinação itinerante continua no Shopping Norte Sul Plaza neste domingo

Ação itinerante conta com vacinação em shopping neste fim de semana

UPAs atendem com 12 pediatras pela manhã e 22 à noite neste sábado

Para Fiocruz, 'Mpox' ainda é problema de saúde pública

Filho pede "socorro" ao presenciar o pai amarrado em maca de UPA na Capital

Shopping Norte Sul Plaza vira ponto de vacinação da covid neste fim de semana

Covid: MS tem 986 novos casos, mas apresenta melhora ao longo das semanas

Covid: MS completa dois anos de vacinação com 6 milhões de doses aplicadas

Confira como está a escala de plantão nas UPAs e CRS's da Capital
