Menu
Busca domingo, 24 de outubro de 2021
(67) 99647-9098
Senar 18 10 21
Saúde

Após dois dias sem mortes, Geraldo pode flexibilizar uso de máscaras

Secretário quer tomar decisão até o fim do mês, após ouvir especialistas

13 outubro 2021 - 11h20Matheus Rondon

Mato Grosso do Sul registra pela primeira vez, desde o início da pandemia de coronavírus, 48 horas sem um nenhum óbito decorrente da Covid-19. O primeiro caso foi registrado foi no dia 31 de março de 2020.

Na manhã desta quarta-feira (13), o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, contou ao JD1 Notícias, que momento é de comemoração e que a data já era prevista.  “Isso reflexo da colaboração de adesão das pessoas para se vacinarem. As medidas que tomamos e através da vacinação aqui no Estado. Tivemos a colaboração de todos, prefeitos e secretários, o que culminou a essa conquista. Já estamos com declínio de óbitos a mais de 45 dias. É um dia fabuloso.”, pontuou.

Segundo Resende, a pasta acredita que os óbitos que possam surgir hoje, sejam casos remanescentes em ainda não haviam sido confirmados a morte pela doença.
Dados do vacinômetro mostram que mais de 95% da população do Estado com idade superior a 18 anos já receberam a primeira dose da vacina, e 79,52% já recebeu a segunda dose. Com a terceira dose de reforço, foram 42,33% do público alvo. 

O secretario contou que existe também a expectativa de que MS chegue aos 80% da população com o ciclo vacinal completo ainda hoje. “Estamos marchando para esse número. Agora precisamos vacinar os remanescentes que não se vacinaram contra a covid.”, disse.

Sobre o debate para retirar o uso obrigatório da máscara de proteção, ainda deve-se aguardar uma discussão, que pode ocorrer no final do mês de outubro.
Por enquanto vamos manter a obrigatoriedade, há alguns estudos que demonstram que em dado porcentual da população vacinada, já pode começar a flexibilização. Por enquanto aguardamos para ver como a doença se comporta até o final do mês, para fazer uma discussão ouvindo os especialistas sobre quando é que retirar o uso da máscara. Por enquanto entendemos que ainda é preciso manter.”, finalizou.

Estamos perto, vai passar. Se você ainda não se vacinou, procure uma unidade de saúde e faça a sua parte. A retomada já é uma realidade e, de todo meu coração, rogo para que tudo o que vivemos tenha nos ensinado a amar mais ao próximo, respeitar a vida e sermos mais solidários.”, disse o secretário em publicação nas redes sociais.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Geraldo Resende (@deputadogeraldoresende)

 

Unica - primavera

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Vídeo: Secretário de Saúde chama adolescentes para multivacinação neste sábado
Saúde
Sábado tem vacinação em mais de 20 pontos de Campo Grande
Saúde
Liberado certificado de vacinação para quem tomou vacinas diferentes
Saúde
Vacinação acontece em mais de 20 pontos neste sábado
Saúde
Sem Casos de Covid, Estado tem saldo negativo nesta sexta
Saúde
Brasil recebe nova remessa de vacinas da Pfizer
Saúde
Vacina contra a Covid estará disponível em 41 pontos
Saúde
Veja a escala de plantão médico nas UPAs nesta sexta
Saúde
Covid: Nova variante, mais contagiosa que Delta, é descoberta
Saúde
Estudo do Butantan em Serrana mostra 99% de efetividade da CoronaVac

Mais Lidas

Vídeos
Tempestade atinge Bodoquena agora
Vídeos
Granizo em Dois Irmãos
Vídeos
Tempestade com granizo atinge Campo Grande agora
Vídeos
Vídeo: Fogo na fiação elétrica deixa funcionário da Energisa preso em uma 'chuva' de faísca