Mato Grosso do Sul esteve por muito tempo nos primeiros colocados do ranking de vacinação contra Covid-19 no Brasil. Por um período, conquistou até mesmo o 1º lugar, contudo, atualmente tem ocupado o 15º entre os estados brasileiros que mais tem vacinado a população.
Dentre os estados com maior percentual de vacinação no país, de acordo com o Mapa de Média Movel – que tem acompanhado a evolução da imunização – o total acumulado de vacinas aplicadas desde o início da campanha apresenta 14 estados a frente de Mato Grosso do Sul, sendo eles: PI (93,33%), SP (89,92%), CE (87,54%), PR (85,96%), RS (84,23%), PE (84,9%), MG (83,42%), SC (83,22%), SE (83,5%), ES (81,66%), RJ (81,34%), RN (81,04%), DF (80,44%), GO (79,22%), e MS (78,11%).
Em entrevista ao JD1, o secretário de saúde do Estado Flávio Brito, pontuou alguns dos fatores para a queda significativa em relação ao número de vacinados de MS. “O primeiro ponto é a ‘falsa sensação’ de que acabou a covid-19. Esse pensamento, fez com que a procura pela vacina diminuísse de forma alarmante. Não só no Estado, mas no Brasil de forma geral”, destacou Brito.
Ainda segundo o secretário, “aquela agonia e afobação para a vacinação passou”, causando assim o desinteresse pelo imunizante.
“Continuamos empenhados e dispostos a avançar nesse setor, mas precisamos do interesse da população. Os municípios têm feito busca ativa, o que comprova que há um apelo quanto a vacinação”.
A segunda dose de reforço da Covid-19 em MS foi liberada nesta segunda-feira (20), para toda a população com 40 anos ou mais, e que tenha recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Vale lembrar que os cuidados como uso de máscara em lugares fechados, higienização com álcool em gel e demais prevenções, ainda são recomendados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Terça-feira conta com 42 clínicos atendendo em dez unidades de saúde da Capital

ANS suspende a comercialização de 70 planos de saúde de oito operadoras

Ministério quer ampliar atendimento psicossocial de crianças e jovens

Vacina liberada: Público geral já pode se imunizar contra a Influenza

Semana inicia com mais de 40 médicos atendendo em UPAs e CRSs na Capital

Bem Nascer MS: programa projeta avanços na saúde materno-infantil

Vacinação contra a gripe é ampliada a partir deste sábado

Estado amplia vacinação contra influenza a partir deste sábado

São Paulo e Rio de Janeiro confirmam transmissão local de varíola dos macacos
