Menu
Busca quarta, 16 de janeiro de 2019
(67) 99647-9098
IPVA Grande
Opinião

Inteligência Emocional – Uma competência essencial na vida e no trabalho

11 junho 2018 - 08h38Sálua Omais

A Inteligência Emocional é um campo que tem sido extensamente pesquisado nas últimas décadas, ganhando cada vez mais importância à medida que diversas pesquisas foram comprovando o quanto a capacidade de as pessoas perceberem, identificar e gerenciar emoções pode ser determinante para o sucesso pessoal e profissional.  No campo profissional, em empresas e organizações, a inteligência emocional é um fator decisivo para o desempenho, motivação e produtividade. Compreender as pessoas, os elementos que as motivam, e como atrair a cooperação de um grupo, possibilita o desenvolvimento de habilidades necessárias para entender melhor, desenvolver a empatia e negociar, criando vínculos mais fortes que acabam contribuindo para um network mais amplo e diversificado.

A inteligência emocional envolve cinco categorias principais, ligadas a competências individuais e sociais. A primeira delas, é a autoconsciência, que nada mais é do que a capacidade da pessoa perceber e reconhecer suas próprias emoções, e os gatilhos ligados a elas. Para isso, é preciso que a pessoa tenha uma consciência emocional apurada, também ligada à autoconfiança, a qual gera uma satisfação com si próprio e com seus valores.

A auto-regulação, é outro elemento incluído no rol da inteligência emocional, e representa a capacidade da pessoa regular o quanto ela ficará sob o domínio de determinada emoção e o seu nível de controle sobre ela. Essa capacidade está ligada ao autocontrole, à auto responsabilidade, à inovação e à capacidade de ser flexível de modo a se adaptar a mudanças facilmente.

O terceiro componente da inteligência emocional, é a motivação, a qual está ligada diretamente ligada a uma forma de pensar mais positiva sobre a vida, baseada em atitudes positivas, que impulsionam a pessoa e dão mais energia para que ela alcance seus objetivos. Para isso, é necessário prática, esforço constante, comprometimento, iniciativa para correr em busca de oportunidades, e finalmente, é claro, muito otimismo, para poder resistir aos obstáculos e manter-se firme e persistente diante das adversidades.

A empatia, também está na lista das habilidades emocionais, e também sociais, tendo em vista que está ligada a capacidade em reconhecer os sentimentos e as emoções das outras pessoas, e, é a partir disso, que podemos controlar melhor os sinais que enviamos para o grupo no qual estamos inseridos. Na área profissional, por exemplo, é a empatia que nos ajuda a prestar serviços de melhor qualidade à sociedade, reconhecendo e atendendo às necessidades dos clientes, percebendo o que ainda precisar ser melhorado no atendimento, desenvolver melhor pessoas que precisam ser treinadas. Ela também ajuda a reforçar habilidades positivas, valorizar a diversidade cultural em sociedade, e perceber as relações de poder que muitas vezes existem dentro de um grupo, ou ainda, dentro da própria família.

E, por fim, o último e um dos mais importantes elementos, intrinsecamente ligado à inteligência emocional: as habilidades sociais. Esse é um fator essencial para se obter sucesso na vida e na carreira, e está relacionado à habilidade de comunicação efetiva, de influenciar pessoas eficientemente e gerenciar conflitos, de criar uma liderança que inspira grupos e pessoas e que ao mesmo tempo fortaleça os laços sociais, abrindo espaço para que tarefas e funções sejam compartilhadas de forma eficiente, proporcionando um aumento na colaboração e na cooperação, gerando mais sinergia entre a equipe em torno de um objetivo que seja comum e de igual importância para todos, e não somente para alguns isoladamente.

Sálua Omais é Psicóloga e Palestrante, com Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva, Neurossemântica e PNL. É titular do site www.psicotrainer.com.br onde escreve artigos diversos sobre Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional.

Sesc Novo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Opinião
Um país que precisa gerar 10 milhões de empregos não deveria atacar o Sistema S
Opinião
Emagrecer – Meta clássica de Ano Novo
Opinião
O fator Marun
Opinião
Habitação: Uma história para contar e uma história para construir
Opinião
Bolsonaro e o meio ambiente
Opinião
Novo ciclo, novas esperanças
Opinião
Reflexões sobre o salário da magistratura
Opinião
A ciência da felicidade
Opinião
É lícita a cobrança de valores diferentes para pagamento a vista e a crédito?
Opinião
Os direitos do consumidor em tempos de Black Friday

Mais Lidas

Polícia
Após corte de energia em “região proibida”, dois funcionários são executados
Polícia
Suspeito de matar merendeira já foi preso por morder genitália de vizinha
Geral
“Não compensa”, diz sindicalista sobre tempo integral no governo
Cidade
Motorista de ônibus morre em acidente na BR-163