Já pensou em um mundo sem internet? Pois é, segundo o professor Peter Becker, da Universidade George Mason, localizada no estado da Virginia, nos Estados Unidos, isso pode virar realidade em 2024.
Segundo o cientista, em entrevista ao site Insider Paper, um “apocalipse da internet” pode ocorrer em um futuro breve, já que existem altas possibilidade de uma forte tempestade solar atingir a Terra ainda ano que vem.
A Internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”, disse o cientista ao site estadunidense.
Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), o Ciclo Solar 25, que conta com previsões de uma supertempestade solar, deve ocorrer antes do previsto, ainda ano que vem.
Os estudos realizados sobre o assunto apontavam, inicialmente, que uma tempestade solar dessa magnitude ocorreria somente em julho de 2025, porém, o cientista sugere que a parte mais intensa da tempestade pode acontecer ano que vem.
Becker aponta que existe a possibilidade de uma ejeção de massa coronal do Sol, em decorrência de uma tempestade solar, pode se dirigir em outra direção do espaço.
O cientista aponta que, caso essa tempestade venha em direção ao nosso planeta, nós teríamos “cerca de 18 a 24 horas de aviso antes que essas partículas” nos atinjam, causando interferências no campo magnético do planeta.
Caso isso aconteça, a internet não seria a única coisa afetada. A rede elétrica, cabos de fibra ótica, sistemas de navegação, satélites e equipamentos de comunicação podem sofrer danos que demorariam meses até serem completamente reparados.
Deixe seu Comentário
Leia Também

WhatsApp lança áudios de visualização única

WhatsApp está testando recurso que permite música de fundo durante videochamadas

Português foi uma das línguas mais populares no Duolingo em 2023

Google vai começar a excluir contas inativas do Gmail

Chegou! Retrospectiva do Spotify já está aí; saiba como fazer

Segundou sem saldo: Bradesco apresenta falha e clientes ficam com contas zeradas

WhatsApp não terá mais backup grátis ilimitado para conversas

Conselho Nacional de Justiça investiga caso de juiz que usou IA em decisão

Pesquisa mostra que mais de 87% da população brasileira tem acesso à internet
