Menu
Busca terça, 15 de junho de 2021
(67) 99647-9098
FIEMS - julho21
Tecnologia

Cientista propõe rejuvenescer células humanas

Experimento têm potencial para corrigir problemas oftálmicos e dermatológicos e osteoartrite

18 maio 2021 - 10h20Sarah Chaves com informações do G1

O cientista Jay Sarkar, cofundador da startup Turn.bio, detentora da tecnologia ERA (epigenetic reprogramming of age), divulgou novas abordagens terapêuticas não pretendem apenas retardar o envelhecimento, e sim revertê-lo.

Podemos entender o conceito através do  RNA, a molécula que carrega a informação genética do DNA, é essencial para a síntese de proteínas. O mRNA é um dos tipos de RNA e seu papel de mensageiro ganhou as manchetes durante a pandemia porque foi o segredo da vacina da Pfizer contra a Covid-19: em vez de inserir o vírus inativo ou atenuado, ele é capaz de ensinar as células a sintetizar uma proteína que estimula a resposta imunológica.

Sarkar está utilizando essa “habilidade” do mRNA para provocar o rejuvenescimento de uma célula ou tecido. “Na verdade, isso é o que acontece naturalmente na procriação. Dois seres humanos mais velhos geram um bebê que é uma versão mais jovem do seu material genético. Portanto, não se trata de algo que o organismo desconheça”, tenta descomplicar, afirmando que se trata de processo semelhante: o velho se transformando em novo.

Com o envelhecimento, as células acumulam defeitos e suas funções se degradam. Através da tecnologia ERA, o mRNA é encapsulado e transladado para células específicas, com “instruções” para reparar determinado dano. Por enquanto, são experiências em fase pré-clínica, isto é, realizadas em laboratório, numa parceria com a Universidade de Stanford. No entanto, têm potencial para corrigir problemas oftálmicos e dermatológicos e osteoartrite, como Sarkar detalhou em artigo publicado na revista científica “Nature”.

É importante esclarecer que a reprogramação epigenética está relacionada a uma intervenção na funcionalidade dos genes, como se tivéssemos botões de liga e desliga no organismo. Ela não muda, nem manipula o DNA, ou seja, não altera a sequência do genoma.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tecnologia
WhatsApp não vai impor restrições a quem não aceitar regras de dados
Tecnologia
5G começa a funcionar a partir de julho de 2022, diz Ministro das Comunicações
Tecnologia
WhatsApp começa a liberar opção para acelerar mensagens de áudio
Geral
Kwai: O jeito fácil e irritante de ganhar dinheiro na internet
Tecnologia
IFMS produz e distribui equipamento econômico de apoio para intubação
Tecnologia
Governo de MS lança programa de Iniciação Científica com 300 bolsas

Mais Lidas

Cidade
Marquinhos autoriza comércio a operar
Geral
AO VIVO: Motorista é preso após tombar caminhão ao lado do Damha
Brasil
Criança morre após ser picada por escorpião
Geral
Governo manda prefeitos "assumirem seus atos"