Foi assinado na tarde desta segunda-feira (20) um convênio entre o Governo do Estado, através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O doutor Julio Croda, médico infectologista da Fiocruz, destacou a importância desse convênio. “Essa plataforma vai expandir a captação de recursos para pesquisas clínicas, que são essas pesquisas que desenvolvem novos medicamentos, novas vacinas”, disse.
Croda ainda apontou que o interesse não é só do Brasil, e destaca o investimento internacional na pesquisa de um novo tipo de vacina contra Covid. “A maioria desse recurso é internacional, tanto que aqui nesse evento a gente vai estar também anunciando o início de um projeto de R$ 9 milhões para avaliar a vacina de meia dose junto com o Instituto Sabin, dos Estados Unidos”, destacou.
A meia dose, que de acordo com o infectologista pode ter “a mesma resposta imunológica, a mesma proteção, com menos eventos adversos” de uma dose completa, possibilitaria que países mais pobres tivessem acesso à vacina. “Isso é um exemplo de como a gente pode desenvolver pesquisa aqui, captar recurso e gerar dados que sejam úteis não só pro Brasil mas para todo o mundo”, apontou.
A presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, também esteve presente no evento, e falou sobre a importância do convênio e apontou para a sua importância para a população sul-mato-grossense. “Na base de tudo está presente a ciência e a tecnologia voltada pra qualidade de vida da população, e esse é o sentido maior nesse centro de pesquisa clínica em que hoje eu tenho a satisfação de estar contribuído pra sua implementação a partir deste convênio”, disse.
O governador Reinaldo Azambuja encerrou a solenidade, dizendo que esse “é um investimento que vale a pena”, além de afirmar que a Fiocruz deverá, com recursos do Estado e da fundação de ciência e tecnologia, desenvolver pesquisas voltadas à Mato Grosso do Sul.
Deixe seu Comentário
Leia Também

YouTube é a principal rede social de notícias do Brasil, aponta pesquisa

Estado assina hoje convênio que consolida MS como "polo de pesquisa"

Microsoft aposenta Internet Explorer nesta quarta-feira

Tenha o aplicativo do JD1 em seu celular

Professores aliam gamificação em didática de ensino

Do console à sala de aula, jogos se tornam ferramenta de ensino

Proposta que torna inclusão digital um direito fundamental é aprovada pelo Senado

Usuários do app e-Título receberão informações oficiais sobre eleições

Facebook lança avatares 3D no Brasil
