Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS setembro20
Tecnologia

INSS começara a notificar beneficiários por meio digital

Beneficiário que não cumprir prazo poderá ter benefício suspenso.

03 setembro 2020 - 13h55Matheus Rondon

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar a partir desta semana os segurados que tiveram seus benefícios revisados, com base no art. 69, da Lei 8.212/91, que trata da revisão dos benefícios previdenciários. As cartas enviadas também estarão disponíveis em versão digital através do aplicativo dos Correios.

Ao todo, são 1,7 milhão de beneficiários que serão notificados por meio de carta para cumprimento de exigência. Serão 60 dias a contar da data do recebimento, para enviar a documentação necessária, preferencialmente através do aplicativo Meu INSS. Quem não cumprir o prazo de entrega ou realizar o agendamento no prazo poderá ter o benefício suspenso e bloqueado.

Essa alternativa multicanal permite que usuários com o cadastro de endereço desatualizado também possam ter acesso as correspondências.

Para o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a parceria deve estreitar a comunicação com os beneficiários, agilizando a regularização e concessão de benefícios. “A parceria com os Correios nos possibilitará uma comunicação efetiva com o beneficiário, especialmente com a disponibilização da carta em meio digital. Desta forma, o INSS espera receber com mais celeridade a documentação requisitada na carta de exigência, o que possibilitará uma resposta mais rápida ao cidadão, combatendo possíveis fraudes e identificando pagamentos indevidos”, disse.

Para o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, é um passo de comprometimento em levar á sociedade soluções digitais, caminhando junto com a evolução dos serviços públicos. “Especialmente em meio a esse momento de pandemia, o Entrega Digital vem simplificar a vida do cidadão, oferecendo a inovação que os novos tempos exigem”. Conclui. 

O aplicativo já está disponível, para ter acesso a notificação digital do INSS, é necessário baixar o aplicativo Correios no smartphone e fazer o cadastro com o CPF. Clique aqui para baixar.

A funcionalidade já está disponível no aplicativo Correios em dispositivos Android e, em breve, também em sistema iOS.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tecnologia
Celulares Androids terão sensores de terremotos em nova tecnologia do Google

Mais Lidas

Polícia
PMA de Miranda autua engenheiro em R$ 50 mil por degradação
Polícia
Motociclista morre depois de cortar a garganta com arame em fazenda
Política
Onevan de Matos e seu candidato a vice, testam positivo para Covid-19
Geral
Cantor Fernando, da dupla com Sorocaba, sofre acidente de carro nesta terça